Metadados aplicados às Partituras musicais em meio digital: um estudo comparativo a partir dos Acervos digitalizados de Chiquinha Gonzaga e Tom Jobim

Autores

Palavras-chave:

Metadados, Dados, Documento musicográfico, Partitura, Acervos digitalizados

Resumo

O presente estudo objetiva identificar quais são os metadados aplicados às partituras musicais nos Acervos de Chiquinha Gonzaga e Tom Jobim, para a partir dos mesmos propor um modelo de descrição acurada aos documentos musicográficos. Adota-se o método de pesquisa bibliográfica e pesquisa documental, sendo a última através de delimitação por amostragem dos itens dos acervos. Como resultado apresenta-se a sugestão de metadados inclusivos na categoria arquivística e musical a fim de constituírem o modelo de descrição com os seguintes metadados: andamento, arranjador, compositor, compasso, data de criação, data de publicação, dedicatória, direito autoral, editoração, espécie documental, expressividade, forma, gênero documental, gênero musical, instrumentação, idioma, letrista, nota de observação, páginas, quantidade de compassos, técnica de registro, título, tonalidade e versionista. Por fim, conclui-se que para além de propor um modelo de descrição com metadados que sejam especificamente aplicáveis aos documentos do gênero documental musicográfico, o estudo também é contributivo para destacar a reflexão sobre como a Arquivologia é colaborativa e aplicável aos documentos musicográficos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ACERVO Digital Chiquinha Gonzaga. Disponível em: https://www.chiquinhagonzaga.com/acervo/. Acesso em: 1 Abr. 2020.

ACERVO Digital Tom Jobim. Disponível em: http://portal.jobim.org/pt/acervos-digitais/. Acesso em: 1 Abr. 2020.

ALMEIDA JÚNIOR, O.F. Mediação da informação e múltiplas linguagens.Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, v.2, n.1, p.89-103, 2009. Disponível em:http://ojs.lat/tpbci/index.php/tpbci/article/view/37. Acesso em: 20 Maio 2020.

ALONSO, L. B. N.et al.Iniciativas para a Organização da Informação Musical Brasileira.In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 17, 2016, Bahia. Anais[...]. Disponível em: https://www.brapci.inf.br/index.php/article/download/50147. Acesso em: 20Maio2020.

ARQUIVO NACIONAL (BRASIL).Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2005. Disponível em: http://conarq.gov.br/images/publicacoes_textos/dicionrio_de_terminologia_arquivistica.pdf. Acesso em: 15Abr.2020.

BLANCO, PabloSotuyo. Documentação musical emusicográfica. In: BLANCO, P. B.; SIQUEIRA, M. N.; VIEIRA, T. O.Ampliandoa Discussão em torno de Documentos Audiovisuais, Iconográficos, Sonoros e Musicais. Salvador:Edufba, 2016.

CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS. Diretrizes para a Gestão de Documentos em Conjuntos Musicais do Âmbito Público. Rio de Janeiro: CTDAISM-CONARQ, 2018. Disponível em:http://conarq.gov.br/images/ctdais/diretrizes/Diretrizes_musicais_completa.pdf. Acesso em: 04Abr.2020.

CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS. Resolução Nº 41 de 9 de dezembro de 2014. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2014. Disponível em:http://conarq.gov.br/resolucoes-do-conarq/283-resolucao-n-41,-de-9-de-dezembro-de-2014.html. Acesso em: 04Abr2020.

COTTA, André Guerra. Fundamentos para uma Arquivologia Musical.In: BLANCO, P. B.; COTTA, A. G.Arquivologia e Patrimônio Musical. Salvador:Edufba, 2006.

CTDAISM. Glossário.CONARQ, v.3, out. 2018. Disponível em: http://antigo.conarq.gov.br/images/ctdais/Glossario_ctdaism_v3_2018.pdf. Acesso em: 05 nov. 2020.

DUFF, Wendy. Will Metadata Replace Archival Description? A Commentary. Archivaria 39, Ottawa: 1995. Disponível em: https://archivaria.ca/index.php/archivaria/article/view/12066. Acesso em: 23 out. 2020.

GILLILAND, Anne J.; MCKEMMISH, Sue; LAU, Andrew J. Research in the Archival Multiverse.Clayton, VIC., Australia: Monash University Publishing, 2017. 1072p. ISBN: 9781876924676.

GONÇALVES, Janice.Como Classificar e Ordenar Documento de Arquivo. São Paulo: Arquivo do Estado, 1998. Disponível em:http://www.arqsp.org.br/arquivos/oficinas_colecao_como_fazer/cf2.pdf. Acesso em: 23Abr.2020.

HADDAD, Gisele Laura. Entre teoria e práxis na arquivística musical:diretivas para o Centro de Memória das Artes da FFCLRP-USP. Ribeirão Preto. 2017. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-23052017-153708/publico/GISELELAURAHADDADVC.pdf. Acesso em: 17 Ago. 2020.

LOPEZ, André Porto Ancona. Como Descrever Documentos de Arquivo: Elaboração de Instrumentos de Pesquisa. São Paulo: Arquivo do Estado, Imprensa Oficial, 2002. Disponível em: http://www.arqsp.org.br/arquivos/oficinas_colecao_como_fazer/cf6.pdf. Acesso em: 05 Maio 2020.

MELLO, Marcelo.Estruturação e Linguagem Musical I. Apostila do Curso Técnico em Regência. Ourinhos, 2011. Disponível em:http://marcelomelloweb.net/mmtecnico_estruturacao.htm#apostila. Acesso em: 16Maio2020.

POMERANTZ, Jeffrey. Metadata. MIT Press, Cambridge: 2015.SANTOS NETO, J.A.; BORTOLIN, S. Mediação da informação no campo da Arquivologia.Transinformação, 31, e180067, 2019. Disponível em:http://dx.doi.org/10.1590/1678-9865201931e180067. Acesso em: 20Maio2020.

SILVEIRA, M. M. G.O Uso do Software-Livre “Atom” na gestão e na difusão de acervos: um projeto-piloto do Centro de Referência da Música de Minas -Museu Clube da Esquina para a Rede de Museus e Espaços de Ciências e Cultura da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, v.8, n.1, mar. 2018. Disponível em:file:///C:/Users/PC/Downloads/17038-Texto%20do%20artigo-48151-1-10-20200123%20(3).pdf. Acesso em: 21Maio2020

Downloads

Publicado

2021-01-01 — Atualizado em 2021-04-13

Versões

Como Citar

da Costa Silva, R., & Villela Aldabalde, T. (2021). Metadados aplicados às Partituras musicais em meio digital: um estudo comparativo a partir dos Acervos digitalizados de Chiquinha Gonzaga e Tom Jobim. ÁGORA: Arquivologia Em Debate, 31(62), 1–20. Recuperado de https://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/960 (Original work published 1º de janeiro de 2021)

Edição

Seção

Trabalhos de Conclusão de Curso