Panorama sobre Archival Intelligence no cenário internacional
Palavras-chave:
Arquivologia. Competência em Informação. Competência Arquivística. Inteligência Arquivística.Resumo
Objetiva compreender e explorar as discussões sobre a Archival Intelligence na literatura internacional, buscando ampliar e consolidar as discussões em torno da Competência em Informação e da Arquivologia no cenário brasileiro. Utilizou-se a Revisão Bibliográfica Sistemática como opção metodológica para identificar a presença do termo Archival Intelligence no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Foram recuperados dezoito artigos, todos analisados na íntegra. Os resultados apontam a importância da Archival Intelligence, bem como da Information Literacy for Primary Sources e da Primary Source Literacy para aprofundar os estudos sobre instruções arquivísticas, fomentar a criação de padrões de ensino e aprendizagem com fontes primárias e inferir a sua aplicação prática aos usuários de arquivo. Faz-se necessário o protagonismo dos arquivistas nesse processo, bem como a parceria destes com outros profissionais de áreas afins, assim como bibliotecários, historiadores e docentes da área.
Downloads
Referências
ASSOCIATION OF COLLEGE AND RESEARCH LIBRARIES (ACRL). Framework for Information Literacy for Higher Education. 2016. Disponível: http://www.ala.org/acrl/standards/ilframework. Acesso em: 03 jul. 2020.
ASSOCIATION OF COLLEGE AND RESEARCH LIBRARIES (ACRL). Guidelines for Primary Source Literacy. 2018. Disponível em: http://www.ala.org/acrl/sites/ala.org.acrl/files/content/
standards/Primary%20Source%20Literacy2018.pdf. Acesso em: 10 jan. 2021.
BAZERMAN, C. The orders of documents, the orders of activity, and the orders of information. Archival Science, v. 12, n. 4, p. 377-388, 2012. Disponível: https://doi-org.ez3.periodicos.capes.gov.br/10.1007/s10502-012-9178-1 Acesso em: 10 jul. 2020.
BILLEAUDEAUX, B.; SCOTT, R. Leveraging existing frameworks to support undergraduate primary source research. Reference & User Services Quarterly, v. 58, n. 4, p. 246-255, 2019. Disponível: https://link.gale.com/apps/doc/A604677640/AONE?u=capes&sid=AONE&xid=3ffcedc2. Acesso em: 10 jul. 2020.
CARINI, P. Information literacy for archives and special collections: defining outcomes. Portal: Libraries and the Academy, v. 16, n. 1, p. 191-206, 2016. Disponível: https://muse-jhu-edu.ez3.periodicos.capes.gov.br/article/609816 Acesso em 10 jul. 2020.
COX, R. J. Revisiting the Archival Finding Aid. Journal of Archival Organization, v. 5, n. 4, p. 5-32, 2007. Disponível: http://d-scholarship.pitt.edu/2685/. Acesso em: 10 jul. 2020.
DUDZIAK, E. A. Information literacy: princípios, filosofia e prática. Ciência da Informação, Brasília, v. 32, n.1, p. 23-25, jan./abr. 2003. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0100-19652003000100003. Acesso em 20 out. 2020.
DUFF, W.; MONKS-LEESON, E.; GALEY, A. Contexts built and found: a pilot study on the process of archival meaning-making. Archival Science, v. 12, n. 1, p. 69-92, 2012. Disponível: https://link-springer-com.ez3.periodicos.capes.gov.br/article/10.1007/s10502-011-9145-2. Acesso em: 10 jul. 2020.
FERNÁNDEZ, N. Collaborations Between Multicultural Educators and Archivists: Engaging Students with Multicultural History Through Archival Research Projects. Multicultural Perspectives, v. 18, n. 3, p. 153-158, 2016. Disponível: http://search-ebscohost-com.ez3.periodicos.capes.gov.br/login.aspx?direct=true&db=aph&AN=118406808&lang=pt-br&site=ehost-live. Acesso em: 10 jul. 2020.
FURTADO, R. L. A Competência em Informação no Cenário Arquivístico. São Paulo, 2019. 364 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, 2019. Disponível: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/180950. Acesso em: 10 jun. 2020.
FURTADO, R. L.; BELLUZZO, R. C. B.; VITORIANO, M. C. C. P. Arquivologia e competência da informação: possíveis conexões por meio da abordagem à literatura internacional.
In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (ENANCIB), 19, 2018, Londrina, PR. Anais [...]. Londrina, PR: ANCIB, 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/103158. Acesso em: 30 ago. 2020.
GILLILAND-SWETLAND, A. J.; KAFAI, Y. B.; LANDIS, W. E. Integrating primary sources into the elementary school classroom: A case study of teachers' perspectives. Archivaria, v. 48, n. 1, p. 89-116, 1999. Disponível: https://archivaria.ca/index.php/archivaria/article/view/12718/13896. Acesso em: 12 jul. 2020.
GÓMEZ, G. A. El uso del archivo desde la perspectiva de los usuarios: El caso del Archivo Nacional Historico de Chile. Información, Cultura y Sociedad, v. 38, p. 107-128, 2018,. Disponível: https://link.gale.com/apps/doc/A544712807/AONE?u=capes&sid=AONE&xid=fb8eb85d. Acesso em: 10 jul. 2020.
HAN, Byung-Chul. No enxame: perspectivas do digital. Editora Vozes, 2018.
HANKINS, R. Embracing Informational and Archival Literacies: Challenges and Successes. Reference & User Services Quarterly, v. 58, n. 3, p. 153-157, 2019. Disponível: https://link.gale.com/apps/doc/A599915946/AONE?u=capes&sid=AONE&xid=31ca180f. Acesso em: 10 jul. 2020.
HAUCK, J.; ROBINSON, M. Of primary importance: applying the new literacy guidelines. Reference Services Review, v. 46, n. 2, p. 217-241, 2018. Disponível: https://doi-org.ez3.periodicos.capes.gov.br/10.1108/RSR-03-2018-0025. Acesso em 10 jul. 2020.
HENSLEY, M. K.; MURPHY, B..; SWAIN, E. D. Analyzing archival intelligence: a collaboration between library instruction and archives. Communications in Information Literacy, v. 8, n. 1, p. 96-114, 2014. Disponível: https://pdxscholar.library.pdx.edu/comminfolit/vol8/iss1/3/ Acesso em: 23 jul. 2020.
HOROWITZ, S. M. Hands-On Learning in Special Collections: A Pilot Assessment Project. Journal of Archival Organization, v. 12, n. 3-4, p. 216-229, 2015. Disponível: https://doi.org/10.1080/15332748.2015.1118948. Acesso em: 15 jul. 2020.
KATUU, S. User studies and user education programmes in archival institutions. Aslib Journal of Information Management, v. 67, n. 4, p. 442-457, 2015. Disponível: https://doi-org.ez3.periodicos.capes.gov.br/10.1108/AJIM-01-2015-0005. Acesso em: 10 jul. 2020.
LEVY, Y.; ELLIS, T. J. A systems approach to conduct an effective literature review in support of information systems research. Informing Science: International Journal of an Emerging Transdiscipline, v. 9, n. 1, p. 181-212, 2006. Disponível: http://inform.nu/Articles/Vol9/V9p181-212Levy99.pdf. Acesso em: 10 ago. 2020.
MACNEIL, H. What finding aids do: archival description as rhetorical genre in traditional and web-based environments. Archival Science, v. 12, n. 4, p. 485-500, 2012. Disponível: https://link-springer-com.ez3.periodicos.capes.gov.br/article/10.1007/s10502-012-9175-4. Acesso em: 10 jul. 2020.
MAIER, S. B. MPLP and the Catalog Record as a Finding Aid. Journal of Archival Organization, v. 9, n. 1, p. 32-44, 2011. Disponível: http://search-ebscohost-com.ez3.periodicos.capes.gov.br/login.aspx?direct=true&db=lih&AN=60734210&lang=pt-br&site=ehost-live&authtype=ip,cookie,uid. Acesso em: 10 jul. 2020.
MALKMUS, D. J. Primary Source Research and the Undergraduate: A Transforming Landscape. Journal of Archival Organization, v .6, n. 1-2, p .47-70, 2008. Disponível: http://search-ebscohost-com.ez3.periodicos.capes.gov.br/login.aspx?direct=true&db=lih&AN=34602947&lang=pt-br&site=ehost-live. Acesso em: 10 jul. 2020.
MORRIS, S.; MYKYTIUK, L.; WEINER, S.. Archival literacy for history students: Identifying faculty expectations of archival research skills. The American Archivist, v. 77, n. 2, p. 394-424, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.17723/aarc.77.2.j270637g8q11p460. Acesso em: 29 abril. 2021.
NIMER, C. L.; DAINES III, G. J. Teaching undergraduates to think archivally. Journal of Archival Organization, v. 10, n. 1, p. 4–44, 2012. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/15332748.2012.680418. Acesso em: 10 jul. 2020.
VASSILAKAKI, E..; MONIAROU-PAPACONSTANTINOU, V. Beyond preservation: investigating the roles of archivist. Library Review, v. 66, n. 3, p .110-126, 2017. Disponível: https://doi-org.ez3.periodicos.capes.gov.br/10.1108/LR-09-2016-0077. Acesso em: 10 jul. 2020.
WRIGHT, S. ‘I came like the thunder and I vanish like the wind’: exploring genre repertoire and document work in the Assemblea operai e studenti of 1969. Archival Science, v. 12, n. 4, p. 411-436, 2012. Disponível: https://doi-org.ez3.periodicos.capes.gov.br/10.1007/s10502-012-9177-2. Acesso em 10 jul. 2020.
YAKEL, E. Information literacy for primary sources: creating a new paradigm for archival researcher education. OCLC systems & services: international digital library perspectives, 2004. Disponível em: https://doi.org/10.1108/10650750410539059. Acesso em: 10 jul. 2020.
YAKEL, E.; MALKMUS, D. Contextualizing Archival Literacy and the Guidelines for Primary Source Literacy. In: Prom, C. J. & Hinchliffe, L. J. Ed., Teaching with primary sources (5-67). Chicago, Illinois: Society of American Archivists. 2016.
YAKEL, E.; TORRES, D. AI: archival intelligence and user expertise. The American Archivist, v. 66, n. 1, p. 51-78, 2003. Disponível em: https://doi.org/10.17723/aarc.66.1.q022h85pn51n5800. Acesso em: 16 jul. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 ÁGORA: Arquivologia em debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o artigo submetido é original, não tendo sido encaminhado à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Declaro, ainda, que uma vez publicado na Ágora - ISSN 0103-3557, Florianópolis, Brasil , editada pelo Curso de Graduação em Arquivologia da Universidade Federal de Santa Catarina, o mesmo não será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à ÁGORA: Arquivologia em debate e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9610, de 19/02/1998).
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS, assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open access to all of it content on the principle that making research freely available to the public supports a greater global exchange of knowledge. Such access is associated with increased readership and increased citation of an author's work. For more information on this approach, see the Public Knowledge Project, which has designed this system to improve the scholarly and public quality of research, and which freely distributes the journal system as well as other software to support the open access publishing of scholarly resources. The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.
Ágora, ISSN 0103-3557, está licenciada sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.