Arquivologia em mídias sociais: experiências no compartilhamento de conhecimento em tempos de distanciamento social

Autores

Palavras-chave:

Arquivologia , Projeto de extensão , Mídias sociais, Redes Sociais

Resumo

Este relato de experiência tem como proposta apresentar os resultados dos projetos de extensão promovidos pelo curso de Arquivologia da Universidade Federal do Rio Grande – FURG durante o distanciamento social no ano de 2020 e que culminaram na criação das redes sociais e no ciclo de palestras Diálogos: Arquivologia em Múltiplas Perspectivas. Objetiva-se compartilhar o caminho percorrido para a implantação, o fortalecimento das redes sociais do curso e as suas interlocuções com a comunidade, bem como o papel do ciclo de palestras nos resultados obtidos. Metodologicamente este relato trata-se de uma pesquisa básica, descritiva e explicativa que utiliza essencialmente, fontes documentais para apresentar de forma qualiquantitativa seus resultados. Como ponto de partida, se tem a criação dos perfis do curso no Instagram, Facebook e um canal no YouTube. Como resultados dos projetos foram entregues para o curso de Arquivologia redes sociais consolidadas, com números relevantes de seguidores e de interações. As mídias sociais do curso, em tempos de distanciamento, têm proporcionado o compartilhamento de conhecimento e ampliado a comunicação junto à comunidade. Nesses espaços de encontro virtual, foram apresentados e discutidos temas Arquivísticos contemporâneos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberta Pinto Medeiros, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Professora Adjunta no Instituto de Ciências Humanas e da Informação, da Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2011 – atual). Possui graduação em Arquivologia pela UFRGS (2010). Especialização em Gestão em Arquivos pela UFSM (2012). Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural pela UFPel (2015). Doutora em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2020). Pesquisadora no Grupo de Pesquisa Registros Visuais e Sonoros: Arquivo e Memória da UNIRIO. Líder do Grupo de Pesquisa/CNPq - Arquivologia e Memória: documentos e identidade. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Arquivologia, atuando principalmente nos seguintes temas: memória, identidade, arquivos, movimentos sociais e fotografia.

Elisângela Gorete Fantinel, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Arquivista - Nível E da Universidade Federal do Rio Grande -  FURG (2012 – atual).  Mestra em Patrimônio Cultural - Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Santa Maria (2017). Especialista em Gestão de Negócios - Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM, Porto Alegre (2010). Graduada em Arquivologia (1999) e em Pedagogia - Séries Iniciais e Matérias Pedagógicas do 2° Grau (1995) - Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Pesquisadora no Grupo de Pesquisa/CNPq - Arquivologia e Memória: documentos e identidade.  

Bruna Carballo Dominguez de Almeida, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Arquivista - Nível E da Universidade Federal do Rio Grande  -  FURG (2017 – atual).  Mestranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (em andamento). Especialista em Gestão em Arquivos pela Universidade Federal de Santa Maria (2017). Possui graduação em Arquivologia pela Universidade Federal do Rio Grande (2014). Pesquisadora nos Grupos de Pesquisa/ CNPq: Organização e Representação do conhecimento abordagens linguísticas em arquivos e bibliotecas - ORCALAB e Arquivologia e Memória: documentos e identidade.

Referências

BRASIL, Ministério da Educação/Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior. Resolução n. 7, de 18 de dezembro de 2018. Estabelece as Diretrizes para Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei n. 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação - PNE 2014-2024 e dá outras providências.

FORPROEX - Fórum de Pró-Reitores das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras. (2012). Política Nacional de Extensão Universitária. Disponível em: https://proex.ufsc.br/files/2016/04/Pol%C3%ADtica-Nacional-de-Extens%C3%A3o-Universit%C3%A1ria-e-book.pdf. Acesso em: 04 de mar. 2021.

RODINI, Carina Alexandra; PEDRO, Ketilin Mayara; DUARTE, Claudia dos Santos. Pandemia da COVID-19 e o ensino remoto emergencial: mudanças na prática pedagógica. Interfaces Científicas, v.10, n. 1, 2020, p. 41-57. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9085/4128. Acesso em: 06 de abr. 2021.

Publicado

2022-01-01

Como Citar

Medeiros, R. P., Gorete Fantinel, E., & Carballo Dominguez de Almeida, B. (2022). Arquivologia em mídias sociais: experiências no compartilhamento de conhecimento em tempos de distanciamento social. ÁGORA: Arquivologia Em Debate, 32(64). Recuperado de https://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/1028

Edição

Seção

Relato de experiência