Ética profissional do arquivista em ambientes informacionais digitais: uma análise dos códigos de ética do International Council on Archives, da Association of Canadian Archivists e da Society of American Archivists
Palavras-chave:
Ética profissional, Moral, Código de ética dos arquivistas, Ambiente digitalResumo
A humanidade e, consequentemente a Arquivologia, vêm sendo influenciadas pelas tecnologias e comportamentos contemporâneos, sendo assim, acredita-se que o fazer do arquivista necessita de direcionamentos por meio de códigos de ética. Partindo do pressuposto de que a ética e a moral devem nortear o fazer dos arquivistas, visto que a ética orienta conduta e a moral orienta comportamentos, o questionamento que norteia o desenvolvimento desta pesquisa é se os Códigos de Ética do International Council on Archives, da Association of Canadian Archivists e da Society of American Archivists estão adaptados às mudanças dos suportes e tecnologias amparando o fazer profissional do arquivista no ambiente informacional digital. Objetivou-se analisar os Códigos de Ética dos arquivistas com vistas ao fazer profissional no ambiente informacional digital. Em relação aos procedimentos metodológicos, realizou-se uma pesquisa de natureza básica, tipologicamente descritiva/exploratória, com delineamento bibliográfico e que fez uso do método pesquisa documental, analisando-se qualitativamente os códigos de ética e realizando-se inferências com base na literatura estudada, na regulamentação da profissão e dos arquivos e na legislação nacional. Como resultados, evidencia-se que os três códigos de ética não contemplam ações voltadas especificamente ao fazer arquivístico no ambiente digital, pois os códigos não foram modificados visando atender à necessidade desse ambiente informacional, mas contemplam a Ética no fazer do arquivista de forma geral. Por fim, conclui-se que os Códigos de Ética norteiam o fazer do arquivista, mas serão necessárias atualizações que visem atender de forma mais eficiente ao ambiente informacional digital.
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