Diagnóstico Situacional de Gestão de Documentos: o cenário documental das Escolas Estaduais de Minas Gerais

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Palavras-chave:

Diagnóstico Situacional, Diagnóstico de Gestão de Documentos, Documentos Arquivísticos, Gestão Documental

Resumo

O presente artigo tem como premissa apresentar os resultados do Diagnóstico Situacional de Gestão de Documentos para verificar a existência ou não de práticas metodológicas de gestão de documentos arquivísticos utilizadas no setor de Departamento de Pessoal de Escolas Estaduais de Minas Gerais para o gerenciamento do dossiê funcional dos servidores. Para realização deste estudo, utilizou-se a pesquisa aplicada, qualitativa e quantitativa, particularizada como método misto e indutivo. Esse método permite mensurar e quantificar as respostas coletadas por meio dos instrumentos utilizados na coleta dos dados para a construção de um Diagnóstico Situacional de Gestão de Documentos Arquivísticos em ambientes institucionais. Quanto aos procedimentos técnicos de coleta de dados, utilizou-se a entrevista, o questionário online e a análise documental. Ao final, evidenciou que muitas práticas de Gestão de Documentos Arquivísticos utilizadas pelas escolas da rede estadual de ensino de Minas Gerais não atendem às perspectivas da própria instituição nos quesitos: organização, controle, acesso e recuperação dos documentos, pois trata-se de práticas desatualizadas e, em alguns casos, inadequadas, o que pode gerar danos para a segurança, qualidade e acessibilidade dos documentos. Assim, evidenciou-se que os atuais processos e práticas exigem uma mudança significativa no modo de operacionalização das atividades diárias dos servidores públicos que atuam no Departamento Pessoal das instituições pesquisadas, o que requer a adoção de novas práticas, métodos de organização e tratamento dos documentos.

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Biografia do Autor

Josias Júlio de Araújo, Universidade Federal de Minas Gerais, MG, Brasil

Doutor em Gestão e Organização do Conhecimento (UFMG), subárea Ciência da Informação . Mestrado em Educação Matemática (UFOP,2017) - Especialização em Mídias na Educação (UFJF), Inspeção Escolar e Práticas de Supervisão Escolar (UCAM) , Tecnologias no Ensino de Matemática (UFF) e Matemática Aplicada (UFSJ). Licenciado em Matemática (UNI-BH).Experiência em EAD (UAB), atuando em diversos cursos dentre eles: Especialização em Midias na Educação (UFOP) , Ensino de Sociologia (UFSJ) e professor Conteudista de Matemática na Licenciatura em Pedagogia e Educação do Campo da Universidade Estadual de Minas Gerais - UEMG(EAD) (Bolsista CAPES). Autor de material didático para o curso de Especialização Latu Sensu (PROMINAS), Softwares educacionais. Atualmente atua como Diretor da Diretoria de Gestão de Pessoas do Sistema Educacional da Secretaria Estadual de Educação de MG.

Elisangela Cristina Aganette, Universidade Federal de Minas Gerais, MG, Brasil.

Doutora em Ciência da Informação (UFMG-2015), Mestre em Ciência da Informação (UFMG-2010), Especialista em Gestão da Informação e do Conhecimento (CEFET-2008) e Bacharel em Biblioteconomia (UFMG-2005). Chefe do Departamento de Organização e Tratamento da Informação da ECI/UFMG. Professora Ajunto da Universidade Federal de Minas Gerais. Mais de 15 anos de experiência como Consultora em Gestão de Informação, Processos e Tecnologia da Informação. Consultora nas áreas de organização e representação da informação e do conhecimento, modelagem de processos. Experiência em modelagem de soluções de Enterprise Content Management (ECM) e Business Process Modeling (BPM). Pesquisa: Classificação e representação da informação e do conhecimento; Taxonomias corporativas e facetadas; Ontologias como instrumento para recuperação e qualidade de dados; Modelagem de Dados; Inteligência Artificial. Preservação de documentos arquivísticos digitais.

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Publicado

2023-07-06 — Atualizado em 2023-07-06

Como Citar

Araújo, J. J., & Aganette, E. C. . (2023). Diagnóstico Situacional de Gestão de Documentos: o cenário documental das Escolas Estaduais de Minas Gerais. ÁGORA: Arquivologia Em Debate, 33(67), 1–21. Recuperado de https://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/1128

Edição

Seção

Artigos