A gestão de documentos alinhada à gestão da qualidade: uma análise a partir da aplicação das Normas ISO

Autores

Palavras-chave:

Normas ISO, Governança, Gestão de documentos, Gestão da qualidade, Gerenciamento arquivístico

Resumo

Este artigo busca compreender como a gestão de documentos, alinhada à gestão de qualidade, pode ser entendida como geradora de resultados visando um maior controle de produtividade, a implantação de processos que possam proporcionar resultados satisfatórios e a melhoria da qualidade de serviços prestados aos clientes e as organizações. O desenvolvimento da pesquisa, se deu através da análise e obtenção dos resultados advindos de pesquisa  bibliográfica, referente aos últimos dez anos (2013 a 2022), nas bases de dados da BRAPCI e CAPES. Como método foi utilizado, nos textos, a técnica de “brauseio, procurando encontrar definições, caracterização e requisitos de  gestão de documentos, gestão da qualidade,  governança arquivística e  gerenciamento arquivístico; além de registros de boas práticas e/ou níveis estratégicos e o uso de normas ISO e ferramentas da qualidade. Os objetivos foram: identificar e compreender o que vem sendo publicado sobre a temática, nos últimos dez anos, nos campos da Ciência da Informação e da Arquivologia; mapear pontos de aproximação e/ou convergência entre a gestão da qualidade, o gerenciamento arquivístico e a gestão de documentos; identificar fundamentos e exemplos de aplicação das normas ISO relativas à gestão de documentos.  Diante dos dados obtidos, percebe-se uma carência na produção de material relacionado a aplicação da Norma ISO de gestão de documentos como uma ferramenta possível nos desenvolvimentos dos serviços arquivísticos e resultados sobre sua aplicação propriamente dita dentro das organizações, o que justifica uma investigação mais aprofundada em pesquisas futuras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emerson Flavio da Silva Mendes, Universidade Federal de Minas Gerais, MG, Brasil

Doutorando em Ciência da Informação pela UFMG. Mestre em Ciência da Informação pela UFMG (2023). Graduado em Bacharel e Licenciatura em História pelo Centro Universitário de Belo Horizonte UNIBH (2008), e em Arquivologia pela UFMG (2014). Pós-Graduado em Gestão Integrada da Qualidade, Meio Ambiente, Saúde Segurança do Trabalho pelo Centro Universitário de Belo Horizonte UNIBH (2019) e Especialização em Auditoria Interna (ISO 9001) pelo Senac (2019).Trabalha como Analista de Arquivo na Construtora Ápia S.A., onde exerce o trabalho de Gestor Documental na Setor de Arquivo e no Arquivo Digital.

Welder Antônio Silva, Universidade Federal de Minas Gerais, MG, Brasil

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em convênio com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Especialista em Gestão da Informação e Inteligência Competitiva pela Universidade Estácio de Sá (UNESA). Bacharel em Arquivologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atualmente é professor do curso de Arquivologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); professor colaborador do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGCI/UFMG); analista legislativo - arquivista - e gerente de gestão arquivística na Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG). É vice-líder do grupo de pesquisa "Políticas e gestão de documentos e arquivos". É membro do grupo de pesquisa "Estudos prospectivos: formação e atuação profissional do arquivista". Tem experiência em Arquivologia e Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: arquivologia, políticas arquivísticas, gestão de documentos, planejamento e projetos arquivísticos, arquivos permanentes, descrição arquivística, direito de acesso à informação, ensino em arquivologia, reestruturação curricular.

Referências

ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, Certificação. Disponível em: https://www.abnt.org.br/certificacao. Acesso em 01 abr. 2022.

ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, Normalização. Disponível em: https://www.abnt.org.br/normalizacao/comites-tecnicos, Acesso em: 01. abr. 2022.

ANJOS, M. C. dos. Uso de ferramentas da qualidade na gestão da agroindústria em Mato Grosso do Sul. 2010. 70 p. Programa de Mestrado Profissional em Produção e Gestão Agroindustrial – UNIDERP – Universidade Anhanguera, Campo Grande, MS, 2010.

ARAUJO, V. M. R. H. de. Sistemas de recuperação da informação: nova abordagem teórico-conceitual. 1994. Tese (Dout. Com. e Cult.). Rio de Janeiro: UFRJ, 1994.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR ISO 9000:2015 Sistema de Gestão da Qualidade – Fundamentos e Vocabulário. Rio de Janeiro, BRASIL, 2015.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR ISO 9001:2015 Sistema de Gestão da Qualidade – Requisitos. Rio de Janeiro, BRASIL, 2015.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR ISO 15489-1:2018 Informação e Documentação – Gestão de Documentos de Arquivo – Conceitos e Princípios. Rio de Janeiro, BRASIL, 2018.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR ISO 30300:2016 Informação e Documentação – Sistema de Gestão de Documentos de Arquivo – Fundamentos e Vocabulário. Rio de Janeiro, BRASIL, 2016.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR ISO 30301:2016 Informação e Documentação – Sistema de Gestão de Documentos de Arquivo – Requisitos. Rio de Janeiro, BRASIL, 2016.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR ISO 30302:2017 Informação e Documentação – Sistema de Gestão de Documentos de Arquivo – Diretrizes para Implementação. Rio de Janeiro, BRASIL, 2017.

BERNANDES, I. P.; DELATORRE, Hilda. Gestão Documental Aplicada. São Paulo: Arquivo Público do Estado de São Paulo, 2008.

BRAPCI - Base de Dados Referencial de Artigos e Periódicos em Ciência da Informação. Disponível em https://brapci.inf.br/ . Acesso em 04/10/2022.

BUSTELO RUESTA, C. Série ISO 30.300: sistema de gestão para documentos de arquivo. Lisboa: BAD, 2012.

CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior. Disponível em https://apes-gov-br.ezl.periodicos.capes.gov.br Acesso em 04/12/2022.

CARDOSO, J. C.; LUZ, A. R. Os arquivos e os sistemas de gestão da qualidade. Arquivística.net. Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 51-64, jan./jun., 2005.

CHIAVENATO, I. Introdução à teoria geral da administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações. Edição compacta. 3 ed. Rio de Janeiro: Campus, 2003.

COSTA, A. S. A série de normas ISO 30300 como instrumento de governança informacional em organizações privadas: um estudo exploratório. Ágora, v. 31, n. 63, p. 1-16, 2021.

INDOLFO, A. C. Gestão de documentos: uma renovação epistemológica no universo da arquivologia. Arquivística.net, v. 3, n. 2, 2007.

ISO - Quantidade de países participantes da ISO em 01/03/2023. Disponível em https://www.iso.org/about-us.html - Acesso em 01/03/2023

JARDIM, J. M. Caminhos e perspectivas da gestão de documentos em cenários de transformações. Acervo - Revista do Arquivo Nacional, v. 28, n. 2, p. 19-50, 2015.

JARDIM, J. M. Governança arquivística: contornos para uma noção. Acervo - Revista do Arquivo Nacional, v. 31, n. 3, p. 31-45, 2018.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. 5.Ed. São Paulo: Atlas, 2003

POLOCHE, M. P. Propuesta metodológica para articular la gestión documental com los requisitos de la Ley General de Archivos y la norma técnica internacional ISO 9001:2015. Signos, vol. 9, núm. 2, pp. 81-95, 2017.

SILVA, W. A. O gerenciamento arquivístico. In: MARIZ, A. C. A.; RANGEL, T. R. (Org). Arquivologia: temas centrais em uma abordagem introdutória. 1 ed. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2020, p. 155-171.

TIRONI, L. F. Serviços Tecnológicos. In.: DE NEGRI, F.; SQUEFF, F. de H. S. (org.). Sistemas setoriais de inovação e infraestrutura de pesquisa no Brasil. Brasília: IPEA – FINEP – CNPQ, 2016.

Downloads

Publicado

2024-02-09

Como Citar

Mendes, E. F. da S., & Silva, W. A. (2024). A gestão de documentos alinhada à gestão da qualidade: uma análise a partir da aplicação das Normas ISO. ÁGORA: Arquivologia Em Debate, 34(68), 1–24. Recuperado de https://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/1195

Edição

Seção

Artigos