Análise de critérios mínimos na digitalização de documentos da Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa - SMS-JP

Autores

Palavras-chave:

Gestão de documentos. , Digitalização, Secretaria Municipal de Saúde, João Pessoa

Resumo

Muitas instituições no Brasil vêm aderindo um caminho de modernização na gestão de documentos, e a digitalização é uma das principais aderências nesse processo. O objetivo da análise foi verificar se a digitalização dos documentos textuais em suporte papel da Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa (SMS-JP) está em conformidade com critérios mínimos. A pesquisa se baseou na legislação, em normas técnicas e manuais especializados para compreender e orientar os requisitos da digitalização. A abordagem metodológica é documental, aplicada e descritiva, com enfoque qualitativo, utilizando estudo de caso único e observação participante. Quanto aos requisitos mínimos de digitalização, o estudo revelou baixa qualidade da imagem, problemas quanto ao reconhecimento óptico de caracteres e falta de assinatura de acordo com ICP-Brasil, inconformidade às margens originais, perda de riscos à segurança das informações, indexação inadequada e falta de condução por profissional especializado. Como conclusão, sugere-se a revisão dos procedimentos de digitalização, incluindo o uso de softwares e hardwares adequados, para atender aos requisitos essenciais de digitalização de documentos arquivísticos. A pesquisa mostrou o quanto processo de digitalização é complexo, repleto de minúcias e desafios, apesar disso, a legislação e as normas arquivísticas apontam caminhos para sua exequibilidade a fim de que os órgãos públicos consigam manter seus documentos arquivísticos íntegros e confiáveis.

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Biografia do Autor

Rosângela dos Santos Rodrigues , Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa, PB, Brasil

Servidora da Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa, Paraíba. Bacharelado em Arquivologia pela Universidade Federal da Paraíba.

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Julianne Teixeira e Silva, Universidade Federal da Paraíba, PB, Brasil

Professora adjunta do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba. Doutora em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (2012-2016), com bolsa sanduíche na Universidade de Murcia, Espanha (2014-2015), financiado pela CAPES. Mestrado em Ciência da Informação (2005) e bacharelado em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1994). Bacharelado em Arquivologia (2023) pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci. Experiência como Diretora do Arquivo Central e Membro do Comitê de Governança Digital da Universidade Federal da Paraíba (2016-2020), e coordenadora do curso de Graduação em Arquivologia da da Universidade Federal da Paraíba no biênio 2011-2013. Líder do Grupo de Pesquisa e Estudos Arquivísticos em Documentos e Registros Digitais.

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Jefferson Higino da Silva, Universidade Federal da Paraíba, PB, Brasil

Doutorando em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba. Graduado em Arquivologia pela Universidade Estadual da Paraíba. Servidor da Universidade Federal da Paraíba.

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Publicado

2024-07-16

Como Citar

Rodrigues , R. dos S., Silva, J. . T. e, & Silva, J. H. da. (2024). Análise de critérios mínimos na digitalização de documentos da Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa - SMS-JP. ÁGORA: Arquivologia Em Debate, 34(69), 1–21. Recuperado de https://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/1248

Edição

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Artigos