Gestão de documentos digitalizados no Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo
Palavras-chave:
Projeto InterPARES, Diretrizes do produtor, Documentos digitalizados, TRE-ESResumo
Com o avanço da tecnologia, o advento dos documentos digitais é cada vez mais comum na produção de documentos, sejam eles nato digitais ou digitalizados. A pesquisa tem como objetivo geral investigar a gestão dos documentos digitalizados do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), se está sendo realizada de forma adequada e coerente com os padrões preconizados pela Arquivologia, mais especificamente segundo as diretrizes do Produtor do Projeto InterPARES. Quanto à metodologia, é uma pesquisa participante de natureza aplicada, com objetivo exploratório-descritivo, e abordagem qualitativa com elementos quantitativos. Foi realizada pesquisa bibliográfica e documental para compor a revisão de literatura. Para coleta de dados foi realizada uma observação participante, contando ainda com uma entrevista aplicada ao arquivista da instituição. O principal resultado alcançado com esse estudo foi a percepção de que a instituição está caminhando ao encontro da adequação de leis e normas para a melhor gestão dos documentos digitalizados. O TRE-ES está adequado, em partes, com as diretrizes do Projeto InterPARES, sendo possível perceber que a instituição está disposta a se adequar às mudanças, mas ainda precisa de tempo para que essas mudanças sejam efetivadas.
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