Gestão de documentos digitalizados no Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo

Autores

Palavras-chave:

Projeto InterPARES, Diretrizes do produtor, Documentos digitalizados, TRE-ES

Resumo

Com o avanço da tecnologia, o advento dos documentos digitais é cada vez mais comum na produção de documentos, sejam eles nato digitais ou digitalizados. A pesquisa tem como objetivo geral investigar a gestão dos documentos digitalizados do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), se está sendo realizada de forma adequada e coerente com os padrões preconizados pela Arquivologia, mais especificamente segundo as diretrizes do Produtor do Projeto InterPARES. Quanto à metodologia, é uma pesquisa participante de natureza aplicada, com objetivo exploratório-descritivo, e abordagem qualitativa com elementos quantitativos. Foi realizada pesquisa bibliográfica e documental para compor a revisão de literatura. Para coleta de dados foi realizada uma observação participante, contando ainda com uma entrevista aplicada ao arquivista da instituição. O principal resultado alcançado com esse estudo foi a percepção de que a instituição está caminhando ao encontro da adequação de leis e normas para a melhor gestão dos documentos digitalizados. O TRE-ES está adequado, em partes, com as diretrizes do Projeto InterPARES, sendo possível perceber que a instituição está disposta a se adequar às mudanças, mas ainda precisa de tempo para que essas mudanças sejam efetivadas.

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Biografia do Autor

Luciana Itida Ferrari, Universidade Federal do Espírito Santo, ES, Brasil

Doutora em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ) com estágio de pesquisa (Doutorado Sanduíche) no Instituto Gulbenkian de Ciência, em Portugal. Mestre em Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP). Professora Adjunta na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), no Departamento de Arquivologia. Coordena o grupo de pesquisa Observatório da Informação Arquivística Digital e é integrante do grupo de pesquisa Ged/A -Documentos Digitais: Gestão, Curadoria Digital, Preservação, Acesso e Transparência Ativa registrado no CNPq; e é membro do projeto de pesquisa Preservação Digital Sistêmica dos documentos arquivísticos no âmbito do Governo do Estado do Espírito Santo. Temas de pesquisa atuais: Tecnologia da Informação aplicada à Arquivologia, incluindo SIGAD e RDC-Arq; Ciência de Dados, incluindo mineração de dados, inteligência artificial, business intelligence e visualização de resultados; Tecnologias Educacionais.

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Keyla Cristina Santiago de Oliveira, Universidade Federal do Espírito Santo, ES, Brasil

Bacharel do curso de Arquivologia, na Universidade Federal do ES. Coordenei uma equipe de digitalização de documentos antigos e atuais. Estagiei no TRE-ES, auxiliando em diversas atividades do mesmo, desde organização de exposições, eliminação de documentos, empréstimos, guarda, classificação e cadastro, além de conferência dos arquivos digitalizados, avaliando sua qualidade e nitidez. Como projeto de pesquisa, realizei uma entrevista com o arquivista do TRE-ES, para verificar divergências de tratamento da gestão documental em comparação com as diretrizes do InterPARES, evidenciando formas relevantes de gestão documental mais indicadas para os documentos digitalizados, tendo como objetivo investigar a gestão dos documentos digitalizados do TRE-ES. Atualmente é membro do projeto de pesquisa Preservação Digital Sistêmica dos documentos arquivísticos no âmbito do Governo do Estado do Espírito Santo.

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Tânia Barbosa Salles Gava, Universidade Federal do Espírito Santo, ES, Brasil

Profª. Tânia Gava é docente do Departamento de Arquivologia da Universidade Federal do Espírito Santo e Pós-Doutora em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da UFF. Membro do Grupo de Pesquisa CNPq UFF Ged/A - Documentos Digitais: Gestão, Curadoria Digital, Preservação, Acesso e Transparência Ativa em Cadeia de Custódia Digital Arquivística (CCDA) e do Grupo de Pesquisa da UFES – Observatório da Informação Arquivística Digital. Atua nas áreas de pesquisa relacionadas à Preservação Digital Sistêmica e Repositórios Arquivísticos Digitais Confiáveis.

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Margarete Farias de Moraes, Universidade Federal do Espírito Santo, ES, Brasil

Doutora em Educação pela UFES. Mestre em História das Ciências da Saúde pela COC/FIOCRUZ. Bacharel em Arquivologia pela UNIRIO, Licenciatura e Bacharel em História pela UERJ. Estágio pós-doutoral pelo Programa de Pós Graduação em Difusão do Conhecimento na UFBA. Professora e pesquisadora do Departamento de Arquivologia da UFES e do Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação da UFES. Experiência em docência e organização de centros de documentação e gestão de documentos e informações em instituições de saúde, com ênfase no planejamento e gestão arquivísticos. Membro do grupo de pesquisa Observatório da Informação Arquivística Digital. Tenho como campos de investigação a história, a educação e o gerenciamento e tecnologias da informação na área de saúde.

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Henrique Monteiro Cristovão, Universidade Federal do Espírito Santo, ES, Brasil

Doutor em Ciência da Informação na Universidade de Brasília (UnB) com estágio de pesquisa (Doutorado Sanduíche) no Institute for Human & Machine Cognition (IHMC/EUA). Mestre em Informática na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Bacharel em Matemática Aplicada e Computacional na UFES. Professor Adjunto na UFES no Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) e no Departamento de Arquivologia. Líder do grupo de pesquisa Organização e Recuperação de Conhecimento em Rede (NetKOR), registrado no CNPq. Membro do grupo de pesquisa Observatório da Informação Arquivística Digital. Temas de pesquisa atuais: Organização, representação e recuperação de informação e conhecimento em rede; Interoperabilidade, metadados, ontologias e dados ligados na Web semântica; Ciência de Dados pelo viés da Ciência da Informação com ênfase em processos de análise de redes, descoberta e visualização de conhecimento.

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Diana Vilas Boas Souto Aleixo, Universidade Federal do Espírito Santo, ES, Brasil

Docente no Curso de Arquivologia do Departamento de Arquivologia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Doutora em Ciência da Informação (2020) pelo Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (PPGCI/UNESP. Mestre em Ciência da Informação (2020) pelo Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina. Especialista em Organização de Arquivos pelo Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da Escola de Comunicação e Artes (ECA) na Universidade de São Paulo (USP). Graduada em Arquivologia pela Universidade Estadual de Londrina (2003). Membro do grupo de pesquisa Observatório da Informação Arquivística Digital. Áreas de interesse para estudos: Fundamentos da Arquivologia; Gestão de Documentos; Gestão de Arquivos; Metadados Arquivísticos; Dados (dados abertos; Dados Governamentais Abertos; Legislação e Atos normativos e Ciclo de vida dos dados); Acesso à Informação; Acesso a Dados; e Web Semântica.

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Publicado

2024-07-01

Como Citar

Ferrari, L. I., Oliveira, K. C. S. de, Gava, T. B. S., Moraes, M. F. de, Cristovão, H. M., & Aleixo, D. V. B. S. (2024). Gestão de documentos digitalizados no Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo. ÁGORA: Arquivologia Em Debate, 34(69), 1–22. Recuperado de https://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/1255

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Artigos