Gestão documental no Plano de Desenvolvimento Institucional: estudo comparativo entre UFS e UFBA

Autores

Palavras-chave:

Gestão Documental. Plano de Desenvolvimento Institucional. Universidade Federal de Sergipe. Universidade Federal da Bahia.

Resumo

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é o instrumento que orienta as universidades federais no desempenho qualitativo da sua missão e no alcance das metas para o futuro com base na realidade institucional, por isso, incluir a gestão de documentos é uma forma de cumprir os objetivos estabelecidos neste dispositivo. Diante do que foi apresentado, este estudo teve como objetivo compreender como o PDI pode auxiliar na gestão documental na Universidade Federal de Sergipe, mediante um estudo comparativo com a Universidade Federal da Bahia (UFBA), estabelecendo como período as quatro primeiras edições do PDI de cada instituição. Com este objetivo, estabeleceram-se como específicos apresentar a estrutura dos PDIs dos dois locais, analisar as metas de gestão documental presentes no PDI, identificar a relevância dessa quando integrada ao PDI segundo a perspectiva apresentada pelos arquivistas da UFBA e UFS através de um questionário com perguntas abertas. Observou-se como resultado que a UFBA tem demonstrado preocupação com a gestão documental desde o primeiro plano de ação, enquanto que a UFS ainda possui um longo caminho a percorrer na compreensão da relevância da gestão de documentos.

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Biografia do Autor

Maria Abdilene Correia, Universidade Federal de Sergipe

Mestranda em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Sergipe - PPGCI/UFS. Graduada em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal de Sergipe. Conhecimento teórico e prático em Gestão Documental.

Alessandra dos Santos Araújo, Universidade Federal de Sergipe

Doutorado em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UNB). Mestre em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UNB). Especialista em Gestão de Arquivo pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Desenvolveu atividades como Coordenadora do Curso de Pós Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Sergipe 2021-2023 (PPGCI/UFS). Professora Adjunta do Curso de Biblioteconomia e Documentação da Universidade Federal de Sergipe. Docente do curso de Pós Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Sergipe (PPGCI/UFS). 1 Tesoureira da Associação Brasileira em Ciência da Informação (ABECIN) Gestão 2019-2022 e 2022-2025. 1 Tesoureira da Associação Profissional dos Bibliotecários e Documentalistas de Sergipe (APBDSE), Gestão 2021-2023. Áreas de interesse: Arquivologia (organização de arquivos, Preservação e Conservação de Documentos, Acervos Imagéticos, Arquivos na área da saúde), Tecnologia da Informação e Comunicação, Representação do Conhecimento em Ambientes de Informação, Arquitetura da Informação, Arquivos Digitais, Competência Informacional Digital, Gestão da informação em ambientes digitais, Preservação Digital e Sistemas de Informação em Gestão da Informação.

Renato Motta Rodrigues da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Mestre em Gestão de Documentos e Arquivo pelo PPGARQ da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2019). Possui graduação em Arquivolgia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2008) e Pós Graduação Lato Sensu em Arquivo, Patrimônio Histórico e Artístico Cultural Integrado pela Universidade Salgado de Oliveira - UNIVERSO (2011). Atualmente é arquivista da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Criador e administrador do blog da Rede Nacional de Arquivistas das IFES - ARQUIFES.

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Publicado

2025-01-01

Como Citar

Correia, M. A., dos Santos Araújo, A., & Motta Rodrigues da Silva, R. (2025). Gestão documental no Plano de Desenvolvimento Institucional: estudo comparativo entre UFS e UFBA : . ÁGORA: Arquivologia Em Debate, 35(70), 1–23. Recuperado de https://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/1263

Edição

Seção

Artigos