A percepção discente da relação entre a Arquivologia e a História na formação acadêmica dos Cursos de Arquivologia do Rio Grande do Sul
Palavras-chave:
Curso de Arquivologia, Ensino, Formação Acadêmica, Interdisciplinaridade, Rio Grande do SulResumo
Este estudo, resultante de trabalho de conclusão de curso, tem por tema o ensino de Arquivologia no Brasil, cujo enfoque é a relação da Arquivologia com a História na formação acadêmica dos cursos de Arquivologia do estado do Rio Grande do Sul. Investigou-se, durante os anos de 2012 e 2013, a percepção discente quanto ao significado das disciplinas de História em sua formação, dificuldades e obstáculos ao cursá-las, forma do processo de ensino-aprendiazem interdisciplinar, modo como contribuem para o arquivista. Fez-se levantamento de conceitos, autores e referências para proporcionar aporte teórico, e aplicação de questionário a fim de coletar respostas à problemática da pesquisa. Do total de potenciais discentes investigados, correspondente a 433 sujeitos, houve respostas de 51,89% destes, isto é, uma contribuição muito significativa para os resultados alcançados. Sendo cada vez mais importante que o arquivista interaja com as diversas áreas do conhecimento, percebeu-se como é relevante saber qual a realidade do ensino de Arquivologia no que compete à sua natureza interdisciplinar, ainda mais a partir da voz discente. Desse modo, foi possível verificar que a relação entre a Arquivologia e a História apresenta-se como sendo um diálogo essencial para a formação de um arquivista crítico e cidadão.
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