A percepção discente da relação entre a Arquivologia e a História na formação acadêmica dos Cursos de Arquivologia do Rio Grande do Sul

Rafael Chaves Ferreira, Glaucia Vieira Ramos Konrad

Resumo


Este estudo, resultante de trabalho de conclusão de curso, tem por tema o ensino de Arquivologia no Brasil, cujo enfoque é a relação da Arquivologia com a História na formação acadêmica dos cursos de Arquivologia do estado do Rio Grande do Sul. Investigou-se, durante os anos de 2012 e 2013, a percepção discente quanto ao significado das disciplinas de História em sua formação, dificuldades e obstáculos ao cursá-las, forma do processo de ensino-aprendiazem interdisciplinar, modo como contribuem para o arquivista. Fez-se levantamento de conceitos, autores e referências para proporcionar aporte teórico, e aplicação de questionário a fim de coletar respostas à problemática da pesquisa. Do total de potenciais discentes investigados, correspondente a 433 sujeitos, houve respostas de 51,89% destes, isto é, uma contribuição muito significativa para os resultados alcançados. Sendo cada vez mais importante que o arquivista interaja com as diversas áreas do conhecimento, percebeu-se como é relevante saber qual a realidade do ensino de Arquivologia no que compete à sua natureza interdisciplinar, ainda mais a partir da voz discente. Desse modo, foi possível verificar que a relação entre a Arquivologia e a História apresenta-se como sendo um diálogo essencial para a formação de um arquivista crítico e cidadão.


Palavras-chave


Curso de Arquivologia; Ensino; Formação Acadêmica; Interdisciplinaridade; Rio Grande do Sul

Texto completo:

PDF/A

Referências


CASTANHO, Denise Molon; SILVA, Rosani Beatriz Piveta da. O Curso de Arquivologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). In: MARQUES, Angelica Alves da Cunha; RONCAGLIO, Cynthia; RODRIGUES, Georgete Medleg (Orgs.). A formação e a pesquisa em Arquivologia nas universidades públicas brasileiras. I Reunião Brasileira de Ensino e Pesquisa em Arquivologia. Brasília: Thesaurus, 2011.

CONRADO, Flavia Helena; TEIXEIRA, Maria do Rocio Fontoura. O Curso de Arquivologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). MARQUES, Angelica Alves da Cunha; RONCAGLIO, Cynthia; RODRIGUES, Georgete Medleg (Orgs.). A formação e a pesquisa em Arquivologia nas universidades públicas brasileiras. I Reunião Brasileira de Ensino e Pesquisa em Arquivologia. Brasília: Thesaurus, 2011.

COUTURE, Carol et al. A formação e a pesquisa em arquivística no mundo contemporâneo. Finatec. Brasília, 1999.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade: um projeto em parceria. São. Paulo: Edições Loyola, 1999, 120p.

FÉLIX, Loiva Otero. História e memória, a problemática da pesquisa. Passo Fundo: UPF, 1998.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 47ª ed., Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008.

IRION, Plauta Carolina. Cronologia do processo de instalação dos cursos de graduação da UFSM – 1960 - 1985. Santa Maria: UFSM, Programa de Avaliação de Reforma Universitária, 1985.

JARDIM, José Maria. A pesquisa em Arquivologia: um cenário em construção. In: VALENTIM, Marta Lígia Pomim. (Org.). Estudos avançados em Arquivologia. Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012, p. 135-154.

JARDIM, José Maria. A universidade e o ensino da Arquivologia no Brasil. In: JARDIM, José Maria; FONSECA, Maria Odila. (Orgs.). A formação do arquivista no Brasil. Niterói: EDUFF, 1999, Editora da Universidade Federal Fluminense, 1999, p. 31-52.

RICHTER, Eneida Izabel Schirmer et al. Introdução à Arquivologia. Santa Maria: UFSM, 1997.

SANTOS, Joél Abílio Pinto dos. Fundamentos de arquivologia: para uma escrita da história. In: Caderno didático. Santa Maria: UFSM, 2004.

SCHIAVON, Carmen Gessilda Burgert; SILVA, Rita de Cássia Portela da. O Curso de Arquivologia da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). In: MARQUES, Angelica Alves da Cunha; RONCAGLIO, Cynthia; RODRIGUES, Georgete Medleg (Orgs.). A formação e a pesquisa em Arquivologia nas universidades públicas brasileiras. I Reunião Brasileira de Ensino e Pesquisa em Arquivologia. Brasília: Thesaurus, 2011.

SOUZA, Katia Isabelli Melo de. Arquivista, visibilidade profissional: formação, associativismo e mercado de trabalho. Brasília: Starprint, 2011. 252p.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD). Projeto Político-Pedagógico do Curso de Arquivologia. UFSM: PROGRAD. 2004.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE (FURG). Deliberação n.º 014/2008. Disponível em:

furg.br/index.php?id=delibera/coepe/index.html#>. Acesso em: 12 ago. 2014.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE (FURG). ICHI FURG. Disponível em: < http://www.ichi.furg.br/>. Acesso em: 12 ago. 2014.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS). Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (FABICO). UFRGS FABICO. Disponível em:

.br/fabico>. Acesso em: 12 ago. 2014.


Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2014 ÁGORA, ISSN 0103-3557



ÁGORA: Arquivologia em debate
Universidade Federal de Santa Catarina, ISSN 0103-3557, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Licença Creative Commons Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Apoio técnico de Lepidus Tecnologia