A percepção discente da relação entre a Arquivologia e a História na formação acadêmica dos Cursos de Arquivologia do Rio Grande do Sul
Palabras clave:
Curso de Arquivologia, Ensino, Formação Acadêmica, Interdisciplinaridade, Rio Grande do SulResumen
Este estudo, resultante de trabalho de conclusão de curso, tem por tema o ensino de Arquivologia no Brasil, cujo enfoque é a relação da Arquivologia com a História na formação acadêmica dos cursos de Arquivologia do estado do Rio Grande do Sul. Investigou-se, durante os anos de 2012 e 2013, a percepção discente quanto ao significado das disciplinas de História em sua formação, dificuldades e obstáculos ao cursá-las, forma do processo de ensino-aprendiazem interdisciplinar, modo como contribuem para o arquivista. Fez-se levantamento de conceitos, autores e referências para proporcionar aporte teórico, e aplicação de questionário a fim de coletar respostas à problemática da pesquisa. Do total de potenciais discentes investigados, correspondente a 433 sujeitos, houve respostas de 51,89% destes, isto é, uma contribuição muito significativa para os resultados alcançados. Sendo cada vez mais importante que o arquivista interaja com as diversas áreas do conhecimento, percebeu-se como é relevante saber qual a realidade do ensino de Arquivologia no que compete à sua natureza interdisciplinar, ainda mais a partir da voz discente. Desse modo, foi possível verificar que a relação entre a Arquivologia e a História apresenta-se como sendo um diálogo essencial para a formação de um arquivista crítico e cidadão.
Descargas
Citas
CASTANHO, Denise Molon; SILVA, Rosani Beatriz Piveta da. O Curso de Arquivologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). In: MARQUES, Angelica Alves da Cunha; RONCAGLIO, Cynthia; RODRIGUES, Georgete Medleg (Orgs.). A formação e a pesquisa em Arquivologia nas universidades públicas brasileiras. I Reunião Brasileira de Ensino e Pesquisa em Arquivologia. Brasília: Thesaurus, 2011.
CONRADO, Flavia Helena; TEIXEIRA, Maria do Rocio Fontoura. O Curso de Arquivologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). MARQUES, Angelica Alves da Cunha; RONCAGLIO, Cynthia; RODRIGUES, Georgete Medleg (Orgs.). A formação e a pesquisa em Arquivologia nas universidades públicas brasileiras. I Reunião Brasileira de Ensino e Pesquisa em Arquivologia. Brasília: Thesaurus, 2011.
COUTURE, Carol et al. A formação e a pesquisa em arquivística no mundo contemporâneo. Finatec. Brasília, 1999.
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade: um projeto em parceria. São. Paulo: Edições Loyola, 1999, 120p.
FÉLIX, Loiva Otero. História e memória, a problemática da pesquisa. Passo Fundo: UPF, 1998.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 47ª ed., Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008.
IRION, Plauta Carolina. Cronologia do processo de instalação dos cursos de graduação da UFSM – 1960 - 1985. Santa Maria: UFSM, Programa de Avaliação de Reforma Universitária, 1985.
JARDIM, José Maria. A pesquisa em Arquivologia: um cenário em construção. In: VALENTIM, Marta Lígia Pomim. (Org.). Estudos avançados em Arquivologia. Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012, p. 135-154.
JARDIM, José Maria. A universidade e o ensino da Arquivologia no Brasil. In: JARDIM, José Maria; FONSECA, Maria Odila. (Orgs.). A formação do arquivista no Brasil. Niterói: EDUFF, 1999, Editora da Universidade Federal Fluminense, 1999, p. 31-52.
RICHTER, Eneida Izabel Schirmer et al. Introdução à Arquivologia. Santa Maria: UFSM, 1997.
SANTOS, Joél Abílio Pinto dos. Fundamentos de arquivologia: para uma escrita da história. In: Caderno didático. Santa Maria: UFSM, 2004.
SCHIAVON, Carmen Gessilda Burgert; SILVA, Rita de Cássia Portela da. O Curso de Arquivologia da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). In: MARQUES, Angelica Alves da Cunha; RONCAGLIO, Cynthia; RODRIGUES, Georgete Medleg (Orgs.). A formação e a pesquisa em Arquivologia nas universidades públicas brasileiras. I Reunião Brasileira de Ensino e Pesquisa em Arquivologia. Brasília: Thesaurus, 2011.
SOUZA, Katia Isabelli Melo de. Arquivista, visibilidade profissional: formação, associativismo e mercado de trabalho. Brasília: Starprint, 2011. 252p.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD). Projeto Político-Pedagógico do Curso de Arquivologia. UFSM: PROGRAD. 2004.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE (FURG). Deliberação n.º 014/2008. Disponível em: <http://www.conselho.
furg.br/index.php?id=delibera/coepe/index.html#>. Acesso em: 12 ago. 2014.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE (FURG). ICHI FURG. Disponível em: < http://www.ichi.furg.br/>. Acesso em: 12 ago. 2014.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS). Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (FABICO). UFRGS FABICO. Disponível em: <http://www.ufrgs
.br/fabico>. Acesso em: 12 ago. 2014.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o artigo submetido é original, não tendo sido encaminhado à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Declaro, ainda, que uma vez publicado na Ágora - ISSN 0103-3557, Florianópolis, Brasil , editada pelo Curso de Graduação em Arquivologia da Universidade Federal de Santa Catarina, o mesmo não será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à ÁGORA: Arquivologia em debate e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9610, de 19/02/1998).
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS, assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open access to all of it content on the principle that making research freely available to the public supports a greater global exchange of knowledge. Such access is associated with increased readership and increased citation of an author's work. For more information on this approach, see the Public Knowledge Project, which has designed this system to improve the scholarly and public quality of research, and which freely distributes the journal system as well as other software to support the open access publishing of scholarly resources. The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.
Ágora, ISSN 0103-3557, está licenciada sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.