Perfil e competências dos profissionais de informação e suas necessidades de formação: cenário nos PALOP

Autores

  • Fernanda Maria Melo Alves Universidad Carlos III de Madrid, Depto. de Biblioteconomía y Documentación.
  • Adriana Rosecler Alcará Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Palavras-chave:

PALOP, Países lusófonos, Competência em informação, Formação profissional

Resumo

O contexto informacional tem se alterado rapidamente e os profissionais de informação devem adquirir novas competências para acompanhar os novos tempos. O objetivo deste artigo é analisar o perfil e as necessidades de formação dos profissionais de informação dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), através do contexto informacional africano e, em especial, dos PALOP, a partir de dados do Relatório de Desenvolvimento Humano (2013), índice de desenvolvimento humano (IDH), economia, educação, energia elétrica, comunicação e tecnologias; da formação formal e não-formal em Ciência de Informação nos países lusófonos, PALOP, Brasil e Portugal; dos modelos de competências em informação em contexto universitário e dos dados dos profissionais de informação sobre competências e necessidades de formação. Apresentam-se resultados parciais que demonstram limitações e barreiras ao desempenho dos profissionais de informação, principalmente a insuficiência de formação e o uso das tecnologias

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Biografia do Autor

Adriana Rosecler Alcará, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Professora no Departamento Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (UEL)

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Publicado

2015-10-20

Como Citar

Alves, F. M. M., & Alcará, A. R. (2015). Perfil e competências dos profissionais de informação e suas necessidades de formação: cenário nos PALOP. ÁGORA: Arquivologia Em Debate, 25(51), 47–76. Recuperado de https://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/541

Edição

Seção

Artigos