Perfil e competências dos profissionais de informação e suas necessidades de formação: cenário nos PALOP

Autores/as

  • Fernanda Maria Melo Alves Universidad Carlos III de Madrid, Depto. de Biblioteconomía y Documentación.
  • Adriana Rosecler Alcará Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Palabras clave:

PALOP, Países lusófonos, Competência em informação, Formação profissional

Resumen

O contexto informacional tem se alterado rapidamente e os profissionais de informação devem adquirir novas competências para acompanhar os novos tempos. O objetivo deste artigo é analisar o perfil e as necessidades de formação dos profissionais de informação dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), através do contexto informacional africano e, em especial, dos PALOP, a partir de dados do Relatório de Desenvolvimento Humano (2013), índice de desenvolvimento humano (IDH), economia, educação, energia elétrica, comunicação e tecnologias; da formação formal e não-formal em Ciência de Informação nos países lusófonos, PALOP, Brasil e Portugal; dos modelos de competências em informação em contexto universitário e dos dados dos profissionais de informação sobre competências e necessidades de formação. Apresentam-se resultados parciais que demonstram limitações e barreiras ao desempenho dos profissionais de informação, principalmente a insuficiência de formação e o uso das tecnologias

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Adriana Rosecler Alcará, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Professora no Departamento Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Citas

ASSOCIATION OF COLLEGE & RESEARCH LIBRARIES (ACRL). Information Literacy Competency Standards for Higher Education. 2000. Disponível em: <http://www.ala.org/ala/mgrps/divs/acrl/standards/informationliteracycompetency.cfm>. Acesso em: 20 abr. 2014.

ASSOCIAÇÃO DAS UNIVERSIDADES DE LINGUA PORTUGUESA (AULP). Membros. Disponível em: <http://aulp.org/a-aulp/membros>. Acesso em: 14 jul. 2014.

BARO, E.; KEBOH, T. Teaching and Fostering Information Literacy Programmes: A Survey of Five University Libraries in Africa, Journal of Academic Librarianship, v. 38, n. 5, p311, 2012. Disponível em: <http://www.sciencedirect.com/science/journal/00991333/38/5>. Acesso em: 14 jul. 2014.

COMUNIDADE DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA (CPLP). Organização. Disponível em: <http://www.cplp.org/id-43.aspx>. Acesso em: 14 jul. 2014.

COORDENAÇAO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUPERIOR (CAPES). Relação de cursos recomendados e reconhecidos. Disponível em: <http://conteudoweb.capes.gov.br/conteudoweb/ProjetoRelacaoCursosServlet?acao=pesquisarIes&codigoArea=60700009&descricaoArea=CI%CANCIAS+SOCIAIS+APLICADAS+&descricaoAreaConhecimento=CI%CANCIA+DA+INFORMA%C7%C3O&descricaoAreaAvaliacao=CI%CANCIAS+SOCIAIS+APLICADAS+I>. Acesso em: 14 jul. 2014.

CRUE/REBIUN. Manual para la formación en competencias informáticas e informacionales (CI2). 2013. Disponível em: <http://ci2.es/sites/default/files/documentacion/manual_ci2_completo.pdf>. Acesso em: 24 abr. 2014.

DELEGAÇÃO DA UNIAO EUROPEIA NA REPÚBLICA POPULAR DE MOÇAMBIQUE. PALOP e Timor Leste: cooperação com os países lusófonos. Disponível em: <http://eeas.europa.eu/delegations/mozambique/eu_mozambique/tech_financial_cooperation/palop_prog/index_pt.htm>. Acesso em: 14 jul. 2014.

ELECTRONIC INFORMATION FOR LIBRARIES (EIFL) Perceptions of the public libraries in Africa, 2011, p.8. Disponível em: <http://www.eifl.net/perception-study>. Acesso em: 14 jul. 2014.

ESCOLA DE COMUNICAÇÃO E ARTES. UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE. Disponível em: <http://www.uem.mz/index.php/faculdades-e-escolas/escolas/escola-de-comunicacao-e-artes>. Acesso em: 14 jul. 2014.

ESCOLA SUPERIOR JORNALISMO. MOÇAMBIQUE. Cursos. Disponível em: <http://www.esj.ac.mz/index.php/ensino/graduados/cursos>. Acesso em: 14 jul. 2014.

GONZÁLEZ TERUEL, A. Los estudios de necesidades y usos de la información: fundamentos y perspectivas actuales. Gijón: Ediciones Trea, 2005.

INSTITUTO MÉDIO DE CIÊNCIAS DOCUMENTAIS. Disponível em: <http://www.teledata.mz/cidoc/>. Acesso em: 14 jul. 2014.

INFORMATION TRAINING AND OUTREACH CENTRE FOR AFRICA (ITS/ITOCA) 2010. Strenghtening Information Literacy interventions. 2010. <http://blds.ids.ac.uk/files/dmfile/BotswanaCompressed5.pdf/>. Acesso em: 14 jul. 2014.

ISSAK, A. M. Associações de bibliotecários e profissionais de informação nos PALOP. Porquê e para quê? Mesa redonda sobre o papel das Associações de Bibliotecários e Profissionais da Informação na valorização e desenvolvimento da profissão. Luanda, 12 de Fevereiro de 2009. Disponível em: <http://www.saber.ac.mz/bitstream/10857/1675/1/Associa%C3%A7%C3%B5es%20Bibliotec%C3%A1rios.pdf. >. Acesso em: 14 jul. 2014.

KUHLTHAU, C. Information Search Process (1985–2008). Last Updated October 2013. Disponível em: <http://comminfo.rutgers.edu/~kuhlthau/information_search_process.htm>. Acesso em: 28 abr. 2014.

LAU, J. Guidelines on information literacy for lifelong learning. 2006. Disponível em:<http://www.ifla.org/files/assets/information-literacy/publications/ifla-guidelines-en.pdf>. Acesso em: 14 jul. 2014.

MELO ALVES, F. M. Articulação e complementaridade das políticas da língua portuguesa, de cooperação e de informação nos países lusófonos: guia metodológico para a implantação da Biblioteca Digital Lusófona (BDL). Tesis Doctoral (Doutorado em Documentación: Biblioteca e Arquivos Digitais) - Universidad Carlos III de Madrid, Departamento de Biblioteconomía y Documentación, 2007. Disponível em: <http://e-archivo.uc3m.es/bitstream/10016/2540/7/TESISDOCTORAL-Fernanda_1.pdf>. Acesso em: 14 jul. 2014.

MELO ALVES, F. M. Literacia da informação e bibliotecas no contexto universitário africano: competências para o desenvolvimento e a equidade. Revista do Centro de Investigação sobre Ética Aplicada, n 1, Junho, 2012.Disponível em: <http://www.ispsn.org/sites/default/files/magazine/articles/N1%20art8.pdf>. Acesso em: 14 jul. 2014.

OCHOLLA, D.; BOTHMA, T. Trends, challenges and Opportunities for LIS Education and Training in Eastern and Southern Africa. New Library World, v. 108, n. 1/2, p. 55-78, 2007. Disponível em: <http://www.emeraldinsight.com/0307-4803.htm>. Acesso em: 14 jul. 2014.

PORTUGAL. Ministério da Educação e Ciência. Direção Geral do Ensino Superior. Índice de cursos. Disponível em:< http://www.dges.mctes.pt/DGES/pt/Estudantes/Acesso/Genericos/IndicedeCursos/>. Acesso em: 14 jul. 2014.

PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO (PNUD). Relatório do Desenvolvimento Humano, 2013. Disponível em: <http://hdr.undp.org/es/informes/mundial/idh2013/descargar/pt/>. Acesso em: 14 jul. 2014.

SOCIETY OF COLLEGE, NATIONAL AND UNIVERSITY LIBRARIES (SCONUL). Information skills in higher education: a SCONUL position paper. 1999. Disponível em: <http://www.sconul.ac.uk/groups/information_literacy/seven_pillars.html>. Acesso em: 28 abr. 2014.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA (UNESCO). The Alexandria Proclamation on Information Literacy and Lifelong Learning, 2005. Disponível em <http://archive.ifla.org/III/wsis/BeaconInfSoc-pt.html>. Acesso em: 14 jul. 2014.

UNIVERSIDADE DE CABO VERDE. Oferta formativa. Disponível em: <http://www.unicv.edu.cv/index.php/cursos/oferta-formativa-2014-2015>. Acesso em: 14 jul. 2014.

WOLSKE, M. LIS Education Q&A with Martin Wolske, 2011 LJ Teaching Award Winner, 2013. Disponível em: <http://www.lis.illinois.edu/articles/2013/03/lis-education-qa-martin-wolske-2011-lj-teaching-award-winner>. Acesso em: 14 jul. 2014.

Publicado

2015-10-20

Cómo citar

Alves, F. M. M., & Alcará, A. R. (2015). Perfil e competências dos profissionais de informação e suas necessidades de formação: cenário nos PALOP. ÁGORA: Arquivologia Em Debate, 25(51), 47–76. Recuperado a partir de https://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/541

Número

Sección

Artigos