Prática e análise paleográfica: manuscritos da Colonia de Blumenau

Autores

  • Jônatas Edison da Silva Universidade Federal de Santa Catarina
  • Sibelly Maria Cavalheiro Universidade Federal de Santa Catarina
  • Aline Carmes Krüger Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Paleografia, Colônia de Blumenau – Santa Catarina, Manuscritos

Resumo

Relata a transcrição paleográfica de dois documentos pertencentes a colônia de Blumenau, Santa Catarina, acervo do setor de obras raras da Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A questão de pesquisa que norteia o estudo é evidenciar a importância da paleografia bem como as dificuldades decorrentes de sua prática. Quanto ao objetivo geral, trata-se de um estudo que se organiza para compreender o contexto dos documentos a partir da transcrição paleográfica.  Os procedimentos metodológicos da pesquisa se deram por meio de levantamento bibliográfico, em busca de informações gerais sobre a paleografia e a colônia de Blumenau, a prática foi realizada por meio das normas técnicas para transcrição e edição de documentos manuscritos. Conclui colocando a importância da fundamentação teórica para realização de transcrições de documentos históricos. Com base nos resultados preliminares, compreendemos que as dificuldades encontradas enriquecem o conhecimento acerca do tema e prepara os acadêmicos para o mercado de trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jônatas Edison da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Discente do curso de graduação em Arquivologia na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Sibelly Maria Cavalheiro, Universidade Federal de Santa Catarina

Discente do curso de graduação em Arquivologia na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), atualmente estagiando no Núcleo de Documentação Institucional da Faculdade CESUSC. Possui experiência com tipologias, gestão e organização de documentos empresariais.

Aline Carmes Krüger, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina. Possui graduação em História pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. É mestre em Artes Visuais pelo Programa de Pós Graduação em Artes Visuais da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC e doutora em Museologia e Patrimônio pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Integrante do Grupo de Pesquisa Patrimônio, Memória e Educação - PAMEDUC, Organização do Conhecimento e Gestão Documental e do Núcleo de Pesquisa e Estudos em Arquivos Contemporâneos - NUPEAC.

Referências

ARQUIVO NACIONAL. Normas técnicas para transcrição e edição de documentos manuscritos. [1993]. Disponível em: http://www.arquivonacional.gov.br/Media/Transcreve.pdf . Acesso em: 19 fev. 2019.

BERWANGER, Ana Regina; LEAL, João Eurípedes Franklin. Noções de Paleografia e Diplomática. 3. ed. Santa Maria: UFSM, 2008.

BLUMENAU, Hermann Bruno Otto. Requerimento e Projeto de Colonização apresentado a Assembleia Provincial. Arquivo Histórico José Ferreira da Silva – AHJFS: Blumenau/SC. Fundo: Colonização, P0 02, Doc. 06, 16 de março de 1848.

DELMAS, Bruno. Arquivos pra quê?: textos escolhidos. São Paulo: Instituto Fernando Henrique Cardoso, 2010. 196 p

DESCHAMPS, M. L. de O. Braços laboriosos: a tranquilidade pública na Colônia Blumenau. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA: CONHECIMENTO HISTÓRICO E DIÁLOGO SOCIAL. 27., 2013, Natal - RN. Anais.... São Paulo: ANPUH-SP, 2013.

FACHIN, Phablo Roberto Marchis. Descaminhos e dificuldades: leitura de manuscritos do século XVIII. Goiânia: Trilhas Urbanas, 2008.

FLEXOR, Maria Helena Ochi. Abreviaturas manuscritos dos séculos XVI ao XIX. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2008.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002

MENDES, Ubirajara Dolácio. Noções de Paleografia. 2. ed. São Paulo: Arquivo público do Estado de São Paulo, 2008.

OLIVEIRA, M. L. de. Festejos do progresso: o Império brasileiro e a Colônia Blumenau nas Exposições Universais (1860-1883). In: SIMPÓSIO NACIONAL DA ANPUH - Associação Nacional de História. 26., 2011, São Paulo. Anais... São Paulo: ANPUH-SP, 2011.

SAMARA, Eni de Mesquita (org.). Paleografia, documentação e Metodologia histórica. São Paulo: Humanitas, 2011. 260 p.

Downloads

Publicado

2019-12-31

Como Citar

Silva, J. E. da, Cavalheiro, S. M., & Krüger, A. C. (2019). Prática e análise paleográfica: manuscritos da Colonia de Blumenau. ÁGORA: Arquivologia Em Debate, 30(60), 235–245. Recuperado de https://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/846

Edição

Seção

Relato de experiência