Prática e análise paleográfica: manuscritos da Colonia de Blumenau

Jônatas Edison da Silva, Sibelly Maria Cavalheiro, Aline Carmes Krüger

Resumo


Relata a transcrição paleográfica de dois documentos pertencentes a colônia de Blumenau, Santa Catarina, acervo do setor de obras raras da Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A questão de pesquisa que norteia o estudo é evidenciar a importância da paleografia bem como as dificuldades decorrentes de sua prática. Quanto ao objetivo geral, trata-se de um estudo que se organiza para compreender o contexto dos documentos a partir da transcrição paleográfica.  Os procedimentos metodológicos da pesquisa se deram por meio de levantamento bibliográfico, em busca de informações gerais sobre a paleografia e a colônia de Blumenau, a prática foi realizada por meio das normas técnicas para transcrição e edição de documentos manuscritos. Conclui colocando a importância da fundamentação teórica para realização de transcrições de documentos históricos. Com base nos resultados preliminares, compreendemos que as dificuldades encontradas enriquecem o conhecimento acerca do tema e prepara os acadêmicos para o mercado de trabalho.


Palavras-chave


Paleografia; Colônia de Blumenau – Santa Catarina; Manuscritos

Texto completo:

DOC PDF

Referências


ARQUIVO NACIONAL. Normas técnicas para transcrição e edição de documentos manuscritos. [1993]. Disponível em: http://www.arquivonacional.gov.br/Media/Transcreve.pdf . Acesso em: 19 fev. 2019.

BERWANGER, Ana Regina; LEAL, João Eurípedes Franklin. Noções de Paleografia e Diplomática. 3. ed. Santa Maria: UFSM, 2008.

BLUMENAU, Hermann Bruno Otto. Requerimento e Projeto de Colonização apresentado a Assembleia Provincial. Arquivo Histórico José Ferreira da Silva – AHJFS: Blumenau/SC. Fundo: Colonização, P0 02, Doc. 06, 16 de março de 1848.

DELMAS, Bruno. Arquivos pra quê?: textos escolhidos. São Paulo: Instituto Fernando Henrique Cardoso, 2010. 196 p

DESCHAMPS, M. L. de O. Braços laboriosos: a tranquilidade pública na Colônia Blumenau. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA: CONHECIMENTO HISTÓRICO E DIÁLOGO SOCIAL. 27., 2013, Natal - RN. Anais.... São Paulo: ANPUH-SP, 2013.

FACHIN, Phablo Roberto Marchis. Descaminhos e dificuldades: leitura de manuscritos do século XVIII. Goiânia: Trilhas Urbanas, 2008.

FLEXOR, Maria Helena Ochi. Abreviaturas manuscritos dos séculos XVI ao XIX. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2008.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002

MENDES, Ubirajara Dolácio. Noções de Paleografia. 2. ed. São Paulo: Arquivo público do Estado de São Paulo, 2008.

OLIVEIRA, M. L. de. Festejos do progresso: o Império brasileiro e a Colônia Blumenau nas Exposições Universais (1860-1883). In: SIMPÓSIO NACIONAL DA ANPUH - Associação Nacional de História. 26., 2011, São Paulo. Anais... São Paulo: ANPUH-SP, 2011.

SAMARA, Eni de Mesquita (org.). Paleografia, documentação e Metodologia histórica. São Paulo: Humanitas, 2011. 260 p.


Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2020 ÁGORA: Arquivologia em debate

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

ÁGORA: Arquivologia em debate
Universidade Federal de Santa Catarina, ISSN 0103-3557, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Licença Creative Commons Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Apoio técnico de Lepidus Tecnologia