Análise da publicação pela citação como critério de qualidade: estudo da produção científica em arquivologia
Palavras-chave:
Arquivologia, Bibliometria, Comunicação acadêmicaResumo
A presente pesquisa buscou analisar e quantificar a produção científica de docentes que ministram aulas para o Curso de Graduação em Arquivologia, tendo o intuito de avaliar a produção científica e o impacto dos mesmos e visando identificar quais são direcionados para a área e o grau de impacto gerado. Dessa forma, objetivou-se especificamente: a) analisar a produção acadêmica dos professores dos Cursos de Graduação em Arquivologia do Brasil (separados por artigos de revistas, livros e trabalhos apresentados em eventos); b) identificar e quantificar os trabalhos que são direcionados à área de Arquivologia; c) averiguar o impacto das publicações de todos os docentes no Google Acadêmico, utilizando-se de pesquisa descritiva e análise quantitativa para a verificação de documentos publicados, citações e índice-h identificados pelo Google Acadêmico. Com isso, identificou-se que as pesquisas na Arquivologia são igualmente divididas com outras áreas, mas que o número de documentos publicados é similar para eventos científicos e periódicos, embora o grau de citações seja diferente. Pode-se concluir, então, que é necessário um maior grau de interesse por esta ciência e, por consequência, mais estudos relevantes para que a mesma possa continuar crescendo e atingindo pessoas além da universidade.Downloads
Referências
Bibliometria. In: CUNHA, Murilo Bastos da; CAVALCANTI, Cordélia Robalinho de Oliveira. Dicionário de Biblioteconomia e Arquivologia. Brasília: Briquet de Lemos, 2008. XVI, 451 p.
BRASIL. Decreto nº 9.197, de 09 de dezembro de 1911. Approva o regulamento do Archivo Nacional. Rio de Janeiro, 12 dez. 1911. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1910-1919/decreto-9197-9-dezembro-1911-516281-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 22 fev. 2020.
CALDERON, Wilmara Rodrigues. O arquivo e a informação arquivística: da literatura científica à prática pedagógica no Brasil. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2013.
CAPES. Considerações sobre Qualis Periódicos: Comunicação e Informação. 2017. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/veiculoPublicacaoQualis/listaConsultaGeralPeriodicos.jsf#. Acesso em: 08 nov. 2019.
CAPES. Documento de Área: Área 31 Comunicação e Informação. 2019. Disponível em: https://www.capes.gov.br/images/Documento_de_%C3%A1rea_2019/COMUNICACAO.pdf. Acesso em: 25 abr. 2020.
CHAVIANO, Orlando Gregorio. Aplicaciones y perspectivas de los estudios métricos de la información (EMI) en gestión de información y el conocimiento en las organizaciones. Revista AIBDA, Costa Rica, v. 29, n. 1/2, 21 p., 2008. Disponível em: https://biblat.unam.mx/hevila/RevistaAIBDA/2008/vol29/no1-2/1.pdf. Acesso em: 30 abr. 2020.
CRUZ MUNDET, José Ramón. Manual de archivística. 2 ed. Madrid: Fundación Germán Sánchez Ruipérez, 1996.
Departamento de Arquivologia. Histórico. Disponível em: http://arquivologiauepb.com.br/curso/historico/. Acesso em: 30 abr. 2020.
FERREIRA, Rafael Chaves; KONRAD, Glaucia Vieira Ramos. O ensino de Arquivologia no Brasil: O caso dos cursos de Arquivologia do RS. BIBLOS, Rio Grande, v. 28, n. 3, p.128-152, fev. 2016. Disponível em: https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/5358. Acesso em: 27 abr. 2020.
HIRSCH, Jorge Eduardo. An index to quantify an individual's scientific research output. Proceedings Of The National Academy Of Sciences, [s.l.], v. 102, n. 46, p.16569-16572, 7 nov. 2005. Disponível em: https://www.pnas.org/content/pnas/102/46/16569.full.pdf. Acesso em: 30 abr. 2020.
JARDIM, José Maria. A produção de conhecimento arquivístico: perspectivas internacionais e o caso brasileiro (1990-1995). Ci. Inf., Brasilia, v. 27, n. 3, Set. 1998. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19651998000300001&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 30 abr. 2020.
LIMA, Ricardo Arcanjo de; VELHO, Lea Maria Leme Strini; FARIA, Leandro Innocentini Lopes de. Bibliometria e “avaliação” da atividade científica: um estudo sobre o índice-h. Perspectivas em Ciência da Informação, Porto Alegre, v. 17, n.13, p. 3-17, jul./set. 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pci/v17n3/a02v17n3.pdf. Acesso em: 27 abr. 2020.
MACIAS-CHAPULA, Cesar. O papel da informetria e da cienciometria e sua perspectiva nacional e internacional. Ci. Inf., Brasilia, v. 27, n. 2, p. 134-140, maio/ago. 1998. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ci/v27n2/macias.pdf. Acesso em: 28 nov. 2020.
MARQUES, Angélica Alves da Cunha. Os espaços e os diálogos da formação e configuração da Arquivística como disciplina no Brasil. 2007. 298 f. Dissertação (Mestrado) – Curso de Ciência da Informação, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade, e Ciência da Informação e Documentação, Universidade de Brasília, Brasília, 2007. Disponível em: https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/2979/1/2007_AngelicaAlvesdaCunhaMarques.PDF. Acesso em: 24 abr. 2020.
MUGNAINI, Rogério; PIO, Liliane Aparecida Sanches; PAULA, Angélica de Souza Alves de. A comunicação científica em periódicos no Brasil: índice de citação, indexação e indicadores bibliométricos na avaliação da ciência. In: CARNEIRO, Felipe Ferreira Barros; FERREIRA NETO, Amarílio; SANTOS, Wagner dos (org.). A comunicação científica em periódicos. Curitiba: Appris, 2019. Cap. 7. p. 173-202.
OLIVEIRA, Ely Francina Tannuri de; GRÁCIO, Maria Cláudia Cabrini. Indicadores bibliométricos em Ciências da Informação: análise dos pesquisadores mais produtivos no tema estudos métricos na base de dados Scopus. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 16, n. 4, p. 16-28, 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pci/v16n4/v16n4a03.pdf. Acesso em: 30 abr. 2020.
OLIVEIRA, Luiz Nunes de. Complementaridade entre Avaliação Docente (interna e externa), com Foco nos Rankings Internacionais. In: MARCOVITCH, Jacques (org.). Repensar a universidade: desempenho acadêmico e comparações internacionais. desempenho acadêmico e comparações internacionais. São Paulo: Com-arte, Fapesp, 2018. Cap. 6. p. 111-126. Disponível em: http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/224. Acesso em: 25 abr. 2020.
PPGARQ (Rio de Janeiro). Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Apresentação. Disponível em: http://www.unirio.br/ppgarq. Acesso em: 01 out. 2020.
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
RIERA, María; AIBAR, Eduard. ¿Favorece la publicación en abierto el impacto de los artículos científicos? Un estudio empírico en el ámbito de la medicina intensiva. Medicina Intensiva, [s.l.], v. 37, n. 4, p.232-240, maio 2013. Disponível em: http://medintensiva.org/es-favorece-publicacion-abierto-el-impacto-articulo-S0210569112001544. Acesso em: 01 out. 2020.
ROUSSEAU, Jean-Yves; COUTURE, Carol. Fundamentos da disciplina arquivística. Tradução de Magda Bigotte de Figueiredo. Lisboa: Dom Quixote, 1998.
SCHMIDT, Clarissa Moreira dos Santos. Arquivologia e a construção do seu objeto científico: concepções, trajetórias, contextualizações. 2012. 320 p. Tese (Doutorado em Cultura e Informação) – Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-02072013-170328/publico/ClarissaMSSchmidt_revisada.pdf. Acesso em: 02 out. 2018.
SILVA, Welder Antônio. Retrospectiva da Arquivística brasileira no século XX. 2002. 96 f. TCC (Graduação) - Curso de Curso de Graduação em Arquivologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2002. Disponível em: http://welder.eci.ufmg.br/wp-content/uploads/2014/08/Welder-Ant%C3%B4nio-Silva-Monografia.pdf. Acesso em: 23 abr. 2020.
TAN, Linda Siew Li; CHAN, Aik Hui; ZHENG, Tian. Topic-adjusted visibility metric for scientific articles. The Annals Of Applied Statistics, [s.l.], v. 10, n. 1, p.1-31, mar. 2016. Disponível em: https://projecteuclid.org/download/pdfview_1/euclid.aoas/1458909905. Acesso em: 01 out. 2020.
TANUS, Gabrielle Francinne de Souza Carvalho; ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. O ensino da arquivologia no Brasil: fases e influências. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, Florianópolis, v. 18, n. 37, p. 83-102, maio/ago. 2013. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2013v18n37p83/25333. Acesso em: 30 abr. 2020.
VANTI, Nadia Aurora Peres. Da bibliometria à webometria: uma exploração conceitual dos mecanismos utilizados para medir o registro da informação e a difusão do conhecimento. Ci. Inf., Brasilia, v. 31, n. 2, p. 152-162, maio/ago. 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ci/v31n2/12918.pdf. Acesso em: 28 nov. 2020.
VOGEL, Michely Jabala Mamede. Uso de indicadores bibliométricos na avaliação da capes: o qualis periódicos. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 18, 2017, Marília. Anais... . Marília: PPGCI/UNESP, 2017. p. 1-10. Disponível em: http://enancib.marilia.unesp.br/index.php/XVIII_ENANCIB/ENANCIB/paper/viewFile/596/1066. Acesso em: 01 out. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 ÁGORA: Arquivologia em debate

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o artigo submetido é original, não tendo sido encaminhado à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Declaro, ainda, que uma vez publicado na Ágora - ISSN 0103-3557, Florianópolis, Brasil , editada pelo Curso de Graduação em Arquivologia da Universidade Federal de Santa Catarina, o mesmo não será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à ÁGORA: Arquivologia em debate e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9610, de 19/02/1998).
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS, assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open access to all of it content on the principle that making research freely available to the public supports a greater global exchange of knowledge. Such access is associated with increased readership and increased citation of an author's work. For more information on this approach, see the Public Knowledge Project, which has designed this system to improve the scholarly and public quality of research, and which freely distributes the journal system as well as other software to support the open access publishing of scholarly resources. The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.
Ágora, ISSN 0103-3557, está licenciada sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.