Análise da publicação pela citação como critério de qualidade: estudo da produção científica em arquivologia

Autores

Palavras-chave:

Arquivologia, Bibliometria, Comunicação acadêmica

Resumo

A presente pesquisa buscou analisar e quantificar a produção científica de docentes que ministram aulas para o Curso de Graduação em Arquivologia, tendo o intuito de avaliar a produção científica e o impacto dos mesmos e visando identificar quais são direcionados para a área e o grau de impacto gerado. Dessa forma, objetivou-se especificamente: a) analisar a produção acadêmica dos professores dos Cursos de Graduação em Arquivologia do Brasil (separados por artigos de revistas, livros e trabalhos apresentados em eventos); b) identificar e quantificar os trabalhos que são direcionados à área de Arquivologia; c) averiguar o impacto das publicações de todos os docentes no Google Acadêmico, utilizando-se de pesquisa descritiva e análise quantitativa para a verificação de documentos publicados, citações e índice-h identificados pelo Google Acadêmico. Com isso, identificou-se que as pesquisas na Arquivologia são igualmente divididas com outras áreas, mas que o número de documentos publicados é similar para eventos científicos e periódicos, embora o grau de citações seja diferente. Pode-se concluir, então, que é necessário um maior grau de interesse por esta ciência e, por consequência, mais estudos relevantes para que a mesma possa continuar crescendo e atingindo pessoas além da universidade.

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Biografia do Autor

Daniela Hirono Stancatti, Universidade Federal de Santa Catarina

Bacharel em Arquivologia pela Universidade Federal de Santa Catarina

Adilson Luiz Pinto, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina

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Publicado

2021-02-16

Como Citar

Stancatti, D. H., & Pinto, A. L. (2021). Análise da publicação pela citação como critério de qualidade: estudo da produção científica em arquivologia. ÁGORA: Arquivologia Em Debate, 31(62), 1–21. Recuperado de https://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/966

Edição

Seção

Trabalhos de Conclusão de Curso