Challenges and perspectives in implementing document management in postgraduate programs

Authors

Keywords:

Document management, Academic management, Postgraduate program

Abstract

Considering that a document management program is configured from a set of procedures and technical operations related to the production, processing, use, and evaluation of documents, resulting in their elimination or permanent preservation, it is essential to think about ways to apply this within the administrative context of graduate programs. In this sense, this article aims to analyze the components and elements of a document management program for the implementation of technical procedures within the academic management of graduate studies. The methodology is based on a bibliographic and documentary survey, including a literature review and a study focused on graduate programs in Brazil, with a qualitative approach to understand the nuances of document production. The results highlight structural challenges, such as the lack of standardization and technological resources, emphasizing the need for clear guidelines and technical training for efficient management. We demonstrate that improving a document management program is feasible but requires strategic planning, technological adaptation, and improvements in administrative processes, promoting greater transparency and efficiency in the academic management of graduate programs in Brazil.

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Author Biographies

Eliezer Pires da Silva, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, RJ, Brasil

É arquivista desde 2006, com formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), onde também se especializou em História do Brasil em 2011. Obteve o título de Mestre em Ciência da Informação em 2009, pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) em parceria com a UFF, e doutorou-se em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) em 2013. Realizou estágio de pós-doutorado na Universidade de Salamanca, Espanha, em 2023, sob supervisão da professora María Manuela Moro Cabero. Desde 2006, atua como arquivista no Arquivo Nacional, atualmente lotado na Secretaria Executiva do Conselho Nacional de Arquivos. É professor efetivo do Departamento de Arquivologia da UNIRIO desde 2010, lecionando na graduação desde 2008. Participa também dos Programas de Pós-Graduação em Gestão de Documentos e Arquivos (desde 2013) e em Memória Social (desde 2019). Exerce ainda a função de Coordenador dos Programas Profissionais da área de Comunicação, Informação e Museologia na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com mandatos de 2019 a 2022 e 2022 a 2026. Desde 2014, integra a Comissão Executiva do Programa de Pós -Graduação em Gestão de Documentos e Arquivos. Tem experiências profissionais nas áreas de Arquivologia e Ciência da Informação, abordando principalmente os seguintes temas: arquivologia, ciência da informação, memória social, arquivo e informação arquivística. Possui experiência nas áreas de Arquivologia e Ciência da Informação, com ênfase em temas como arquivologia, ciência da informação, memória social, gestão de documentos e arquivos, e informação arquivística.

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Lucas da Conceição Oliveira, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Graduado em História pela Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO). Mestrando em Gestão de Documentos e Arquivos pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão de Documentos e Arquivos da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGARQ-UNIRIO). Atualmente é secretário acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Memória Social da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGMS-UNIRIO).

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Priscila Ribeiro Gomes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Possui graduação em Arquivologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2005), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2008), especialização em planejamento, implementação e gestão em Educação a distância pela Universidade Federal Fluminense (2012), doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2013). Professora Associada do Departamento de Arquivologia (Unirio). Tem experiência nas áreas de Educação e Arquivologia. Áreas de interesse: Arquivologia, Educação de jovens e adultos, educação no contexto de privação de liberdade, currículo, EaD, Educação em/para o patrimônio, cultura escolar, estudos da memória, ações educativas em arquivos.

Link Currículo Lattes - http://lattes.cnpq.br/6909041872447917

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Published

2024-10-29

How to Cite

Silva, E. P. da, Oliveira, L. da C., & Gomes, P. R. (2024). Challenges and perspectives in implementing document management in postgraduate programs. ÁGORA: Arquivologia Em Debate, 34(69), 1–16. Retrieved from https://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/1259

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