Desafíos y perspectivas de la implantación de la gestión documental en los programas de postgrado
Palabras clave:
Gestión documental, Gestión académica, Programas de postgradoResumen
Considerando que un programa de gestión de documentos se configura a partir del conjunto de procedimientos y operaciones técnicas relacionadas con la producción, tramitación, uso y evaluación de documentos, cuyo resultado culmina en su eliminación o guarda permanente, es esencial pensar en las formas de aplicación dentro del contexto administrativo de programas de posgrado. En este sentido, este artículo tiene como objetivo analizar los componentes y elementos de un programa de gestión de documentos para la implementación de procedimientos técnicos en el ámbito de la gestión académica de posgrado. La metodología se basa en un levantamiento bibliográfico y documental, incluyendo una revisión de la literatura y un estudio enfocado en programas de posgrado en Brasil, con un enfoque cualitativo para comprender las matices de la producción documental. Los resultados señalan desafíos estructurales, como la falta de estandarización y recursos tecnológicos, destacando la necesidad de directrices claras y capacitación técnica para una gestión eficiente. Se demuestra que la mejora de un programa de gestión documental es viable, pero requiere planificación estratégica, adaptación tecnológica y mejoras en los procesos administrativos, promoviendo una mayor transparencia y eficiencia en la gestión académica de los programas de posgrado en Brasil.
Descargas
Citas
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR ISO 15489-1:2018 Informação e Documentação – Gestão de Documentos de Arquivo – Conceitos e Princípios. Rio de Janeiro, BRASIL, 2018.
BELLOTTO, H. L.. Diplomática e tipologia documental em arquivos. Brasília: Briquet de Lemos, 2008.
BRASIL. Arquivo Nacional. Gestão de documentos: conceitos e procedimentos básicos. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 1995. (Série Publicações Técnicas, n. 47).
BRASIL. Lei n. 8.159, de 9 de janeiro de 1991. Dispõe sobre a política nacional de arquivos
públicos e provados e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, v. 29, n. 6, p.455, jan. 1991, Seção I.
BUENO, D. A.; RODRIGUES, A. C.; CAMPOS, M. L. A. Análise do conceito de “Identificação Arquivística” à luz dos princípios da Teoria do Conceito de Dahlberg. In: CONGRESSO ISKO ESPANHA-PORTUGAL, 3.; CONGRESSO ISKO ESPANHA, 13. 2017. Coimbra. [Atas...]. Coimbra: Universidade de Coimbra. Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20), 2017. v. 1, p. 477-486.
BUENO, D. A.. Gestão de documentos no âmbito das políticas públicas arquivísticas do Poder Executivo Estadual no Brasil. 2019. Tese (Doutorado em
Ciência da Informação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação,
Universidade Federal Fluminense. (Capítulo 8 – Gestão de Documentos no Brasil, p. 226-282).
EVANS, Frank B. Princípios fundamentais para um enfoque global da administração de arquivos e documentos. Arquivo & Administração, Rio de Janeiro, v. 15-23, p. 5-11, 1994.
FABEN, A.; RODRIGUES, A. C.; SILVA, C. G.. Identificação arquivística como método para a gestão de documentos no contexto ibero-americano. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 22., 2022, Porto Alegre. Disponível em: https://enancib.ancib.org/index.php/enancib/xxiienancib/paper/viewFile/1020/585. Acesso em: 04 fev. 2024.
INDOLFO, A. C. Gestão de documentos: uma renovação epistemológica no universo da arquivologia. Arquivística.net, v. 3, n. 2, p. 28–60, jul./dez.2007. Disponível em: http://www.arquivistica.fci.unb.br/wp-content/uploads/tainacan-items/476350/830833/56284.pdf. Acesso em: 04 out. 2024.
JARDIM, J. M.. O conceito e a prática da gestão de documentos. Acervo, Rio de Janeiro, v.2, n. 2, p. 35-42, 1987.
RHOADS, J. B. La función de la gestión de documentos y archivos en los sistemas nacionales de información: un estudio del RAMP. Paris: UNESCO, 1989. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0008/000847/084735so.pdf. Acesso em: 04 out. 2024.
RODRIGUES, A. C.. Identificação como requisito metodológico para a gestão de documentos e acesso a informações na administração pública brasileira (apoio CAPES). Ciência da Informação (Online), v. 41, p. 64-80, 2014.
RODRIGUES, A. C.. Identificação: uma Metodologia de Pesquisa para a Arquivística. In: VALENTIM, M. L. P.. Estudos avançados em Arquivologia [online]. Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012, p. 197-215. DOI: https://doi.org/10.36311/2012.978-85-7983-266-6.
SALGADO, M.. Desafios da coordenação de um programa de pós-graduação: relato de uma experiência. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 16, n.35, 2020.
SANTOS, R. F. O.; AGANETTE, E. C.. Metodologias para a gestão documental em instituições de ensino superior: uma revisão sistemática de literatura. Revista Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo Horizonte, n. esp. p. 27-29, jul. 2021. Disponível: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/37180/28963. Acesso em: 10 fev. 2024.
SCHELLENBERG, T. R. Arquivos modernos: princípios e técnicas. 6.ed. Rio de Janeiro: FGV, 2006.
SILVA, E. P.. A trajetória da Arquivologia: três visões sobre os arquivos. Revista Eletrônica Documento Monumento, v. 5, p. 146-166, 2011.
SILVA, S. F.; KOGA, I.; BREGOLATO, J.; JOSLIM, M.; LARA, T. L. Gestão Documental em Programa de Pós-Graduação (PPG): um relato de experiência obtido em estágio supervisionado. Revista Folha de Rosto, v. 8, p. 69-93, 2022. Disponível em: https://cip.brapci.inf.br/download/221684. Acesso em: 04 fev. 2024.
SOARES, S. A. S.; PAULY, E. L. A atuação dos(as) secretários(as) na gestão dos programas de pós-graduação stricto sensu do sul do Brasil. R.G.Secr. (GESEC), São Paulo, v. 9, n. 2, p 20-44, mai./ago. 2018. Disponível em: https://revistagesec.org.br/secretariado/article/view/666/pdf. Acesso em: 31 jan. 2023.
SOARES, S. A. S.; TELLES, T. C. K.; JUNG, H. S. A governança da pós-graduação no Brasil: a perspectiva da secretaria do stricto sensu. In: CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE INVESTIGAÇÃO SOBRE GOVERNANÇA UNIVERSITÁRIA E INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO, 10., 2022, Canoas/RS. Disponível em: https://svr-net20.unilasalle.edu.br/bitstream/11690/3561/1/hsjung.pdf. Acesso em: 04 out. 2024.
TOFIK, D. S.. A gestão acadêmica nas instituições de ensino superior. In: COLOMBO, S. S. (org.). Gestão universitária: os caminhos para a excelência. Porto Alegre: Penso, 2013.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Eliezer Pires da Silva, Lucas da Conceição Oliveira, Priscila Ribeiro Gomes
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-CompartirIgual 4.0.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o artigo submetido é original, não tendo sido encaminhado à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Declaro, ainda, que uma vez publicado na Ágora - ISSN 0103-3557, Florianópolis, Brasil , editada pelo Curso de Graduação em Arquivologia da Universidade Federal de Santa Catarina, o mesmo não será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à ÁGORA: Arquivologia em debate e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9610, de 19/02/1998).
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS, assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open access to all of it content on the principle that making research freely available to the public supports a greater global exchange of knowledge. Such access is associated with increased readership and increased citation of an author's work. For more information on this approach, see the Public Knowledge Project, which has designed this system to improve the scholarly and public quality of research, and which freely distributes the journal system as well as other software to support the open access publishing of scholarly resources. The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.
Ágora, ISSN 0103-3557, está licenciada sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.