Desafíos y perspectivas de la implantación de la gestión documental en los programas de postgrado

Autores/as

Palabras clave:

Gestión documental, Gestión académica, Programas de postgrado

Resumen

Considerando que un programa de gestión de documentos se configura a partir del conjunto de procedimientos y operaciones técnicas relacionadas con la producción, tramitación, uso y evaluación de documentos, cuyo resultado culmina en su eliminación o guarda permanente, es esencial pensar en las formas de aplicación dentro del contexto administrativo de programas de posgrado. En este sentido, este artículo tiene como objetivo analizar los componentes y elementos de un programa de gestión de documentos para la implementación de procedimientos técnicos en el ámbito de la gestión académica de posgrado. La metodología se basa en un levantamiento bibliográfico y documental, incluyendo una revisión de la literatura y un estudio enfocado en programas de posgrado en Brasil, con un enfoque cualitativo para comprender las matices de la producción documental. Los resultados señalan desafíos estructurales, como la falta de estandarización y recursos tecnológicos, destacando la necesidad de directrices claras y capacitación técnica para una gestión eficiente. Se demuestra que la mejora de un programa de gestión documental es viable, pero requiere planificación estratégica, adaptación tecnológica y mejoras en los procesos administrativos, promoviendo una mayor transparencia y eficiencia en la gestión académica de los programas de posgrado en Brasil.

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Biografía del autor/a

Eliezer Pires da Silva, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, RJ, Brasil

É arquivista desde 2006, com formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), onde também se especializou em História do Brasil em 2011. Obteve o título de Mestre em Ciência da Informação em 2009, pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) em parceria com a UFF, e doutorou-se em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) em 2013. Realizou estágio de pós-doutorado na Universidade de Salamanca, Espanha, em 2023, sob supervisão da professora María Manuela Moro Cabero. Desde 2006, atua como arquivista no Arquivo Nacional, atualmente lotado na Secretaria Executiva do Conselho Nacional de Arquivos. É professor efetivo do Departamento de Arquivologia da UNIRIO desde 2010, lecionando na graduação desde 2008. Participa também dos Programas de Pós-Graduação em Gestão de Documentos e Arquivos (desde 2013) e em Memória Social (desde 2019). Exerce ainda a função de Coordenador dos Programas Profissionais da área de Comunicação, Informação e Museologia na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com mandatos de 2019 a 2022 e 2022 a 2026. Desde 2014, integra a Comissão Executiva do Programa de Pós -Graduação em Gestão de Documentos e Arquivos. Tem experiências profissionais nas áreas de Arquivologia e Ciência da Informação, abordando principalmente os seguintes temas: arquivologia, ciência da informação, memória social, arquivo e informação arquivística. Possui experiência nas áreas de Arquivologia e Ciência da Informação, com ênfase em temas como arquivologia, ciência da informação, memória social, gestão de documentos e arquivos, e informação arquivística.

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Lucas da Conceição Oliveira, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Graduado em História pela Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO). Mestrando em Gestão de Documentos e Arquivos pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão de Documentos e Arquivos da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGARQ-UNIRIO). Atualmente é secretário acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Memória Social da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGMS-UNIRIO).

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Priscila Ribeiro Gomes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Possui graduação em Arquivologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2005), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2008), especialização em planejamento, implementação e gestão em Educação a distância pela Universidade Federal Fluminense (2012), doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2013). Professora Associada do Departamento de Arquivologia (Unirio). Tem experiência nas áreas de Educação e Arquivologia. Áreas de interesse: Arquivologia, Educação de jovens e adultos, educação no contexto de privação de liberdade, currículo, EaD, Educação em/para o patrimônio, cultura escolar, estudos da memória, ações educativas em arquivos.

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Citas

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Publicado

2024-10-29

Cómo citar

Silva, E. P. da, Oliveira, L. da C., & Gomes, P. R. (2024). Desafíos y perspectivas de la implantación de la gestión documental en los programas de postgrado. ÁGORA: Arquivologia Em Debate, 34(69), 1–16. Recuperado a partir de https://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/1259

Número

Sección

Artigos