Archivos y educación en Brasil: las prácticas de mediación cultural y la Base Nacional Curricular Común

Autores/as

Palabras clave:

Archivo, Escuela, Base Nacional Curricular Común, Mediación cultural y de la información

Resumen

El presente estudio tiene como objetivo reflexionar sobre temas que impactan las prácticas colaborativas en el campo de la mediación cultural desarrollada a través de la colaboración entre los archivos y las escuelas. Busca discutir la mediación cultural, la mediación de la información en el contexto de prácticas archivísticas y educativas. Se lleva a cabo un estudio documental. Como resultado, reflexiona sobre temas de los archivos, de la mediación cultural, apoyado en las competencias de la Base Nacional Curricular Común. Después de la reflexión, propone prácticas para el entorno del archivo en colaboración con las escuelas. Se concluye que, basado en el análisis, se reconoce que el acervo documental utilizado para proponer prácticas de mediación cultural en un archivo público municipal es un recurso didáctico y, por lo tanto, se destaca por su potencial para desarrollar competencias en prácticas con archivos en los espacios de mediación.

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Biografía del autor/a

Fabíola Pereira Costa, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora de História; Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2021); Bacharelado em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2022); Licenciatura em História pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci (2020); Pós Graduação em Educação Profissional Tecnológica pelo Instituto Federal do Espírito Santo (2019); Bacharelado em Arquivologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2016); Técnico em Biblioteconomia (2010); Técnico em Gestão Empresarial (2007).

Taiguara Villela Aldabalde, Universidade Federal do Espírito Santo

Bacharel em Arquivologia (Universidade Federal do Rio de Janeiro, UNIRIO). Mestre em Ciências (Universidade de São Paulo, USP). Doutor em Ciência da Informação (Universidade de Brasília, UnB). Pós-doc em Ciências da Informação (Universidade Fernando Pessoa, Porto, Portugal). Atuação de pesquisa em Documentação, Estudos de Instituições Arquivísticas, História dos Arquivos e Método Quali-Quantitativo aplicado à Pesquisa Arquivística (Archival Research). Tem publicado resultados em artigos em periódicos relevantes que constam no Qualis CAPES e capítulos de livros tanto no país quanto no exterior. Mantém-se em correspondência com outros cientistas, inclusive em colaborações internacionais. Possui experiência com as seguintes disciplinas: Gestão de Instituições e Serviços Arquivísticos, Projeto em Organização de Arquivos, Mediação e Acesso à Informação Arquivística, Mediação Cultural em Arquivos, Avaliação de Documentos Arquivísticos, Projeto de Pesquisa, e, Arranjo e Descrição de Documentos Arquivísticos. Também ministrou Tópicos Especiais em Arquivologia I, Representação Temática I, Tópicos Especiais em Arquivologia VII, Ação Cultural, orientou pesquisas de graduação no âmbito da disciplina Trabalho de Conclusão de Curso e lecionou Paleografia e Diplomática. Atualmente é coordenador de estágio em Arquivologia, e, no passado, subcoordenador do Colegiado de Arquivologia. Dentre seus interesses de investigação e produção científica encontram-se: Transformação Digital; Infoprodutos; Mediação; Gestão de Produtos Digitais.

Meri Nadia Marques Gerlin, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB), mestre em Educação e bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Professora Adjunta do Departamento de Biblioteconomia e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE) da UFES. Líder do Grupo de Pesquisa "Competência leitora e competência em informação: saberes e fazeres transdisciplinares no campo da Ciência da Informação" certificado pelo CNPq. Coordenadora do projeto de extensão  Informa-Ação e Cultura e da atividade de pesquisa e extensionista ?Rede de Estudos das Competências (REC). Pesquisadora da Rede BRASIL de Gestão da Informação e Tradução do Conhecimento em Saúde à Ciência Cidadã registrada na Plataforma Brasil. Demonstra interesse pelas áreas: competência em informação; competência leitora; competência narrativa (contação de histórias); informação, saúde e sociedade; leitura literária e biblioterápica; planejamento de ações culturais, educativas e informativas; serviço de referência e sistemas de recuperação da informação; tecnologias de leitura, informação e comunicação; uso ético da informação e desinformação. Autora de artigos publicados em revistas científicas, em capítulos de livros organizados por pesquisadores, em anais de eventos científicos nacionais e internacionais, em livros literários e acadêmicos completos, como a obra "Competência Leitora e competência em informação: saberes e fazeres necessários ao acesso da informação (hiper)textual no século XXI" produzida pela Edufes e as obras da Coleção Tradição e Tecnologia publicada pela Faculdade de Ciências da Informação (FCI) da UnB: Tecendo redes e contando histórias: competências em informação e narrativa na contemporaneidade? (volume 1) e Modelo de rede colaborativa baseado nas competências em informação e narrativa (volume 3). Ocupa uma cadeira na Academia Capixaba de Artes e Letras de Poetas Trovadores (ACALPT-CTC) envolvendo-se em movimentos culturais que compreendem a arte, a informação e a literatura espírito-santense.

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Publicado

2023-02-07

Cómo citar

Pereira Costa, F., Villela Aldabalde, T. ., & Nadia Marques Gerlin, M. . (2023). Archivos y educación en Brasil: las prácticas de mediación cultural y la Base Nacional Curricular Común. ÁGORA: Arquivologia Em Debate, 33(66), 1–23. Recuperado a partir de https://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/1146

Número

Sección

Artigos