El contraste entre la oralidad y la escritura en los terrenos de candomblé: los cuadernos de fundamentos como parte de la memoria de una religión

Autores/as

Palabras clave:

Memoria, Memoria oral, Candomblé, Cuadernos de fundamentos, Registros escritos

Resumen

En el candomblé, una religión con una fuerte influencia de la herencia africana, la tradición oral ha estado presente desde sus inicios y sigue siendo prominente en la actualidad. En contraste con la oralidad, se encuentran en los espacios religiosos utilizados por sus seguidores los "cadernos de fundamentos", que son objetos de estudio en este artículo, donde se analizan sus usos y particularidades. Al abordar las etnografías, Araújo y Lima (2018), Castillo (2010) fueron fundamentales para definir y conceptualizar los registros de la religión afrobrasileña. El punto de partida fue investigar la memoria de los grupos religiosos, incluyendo las tradiciones orales y escritas, y posteriormente analizar el contexto histórico del culto en Brasil, especialmente en Rio de Janeiro. El núcleo de la investigación se centró en abordar el uso y la producción de estos documentos en el contexto de la Ciencia de la Información. Se utilizó una metodología cualitativa a través del uso de fuentes bibliográficas. Se concluye que el uso de registros escritos, en conjunto con la oralidad, forma parte de la historia de la religión, si bien la oralidad siempre será el factor más importante

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Biografía del autor/a

Fernando Corteze, Universidade Federal Fluminense, RJ, Brasil

Graduado em Arquivologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Graduando do curso de Biblioteconomia e Documentação pela mesma Universidade. Atualmente membro do grupo Sociedade, Memória e Poder, da Universidade Federal Fluminense junto ao CNPq. Possui interesse nas áreas de memória, oralidade e produção documental nos espaços afro-religiosos, em especial terreiros de candomblé e umbanda.
Link Currículo Lattes - http://lattes.cnpq.br/3074964376273856.

 

Carlos Henrique Juvêncio, Universidade Federal Fluminense, RJ, Brasil

Doutor (2016) e mestre (2014) pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCINF) da Universidade de Brasília (UnB). Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Entre 2014 e 2016 foi professor substituto do Curso de Biblioteconomia da Faculdade de Ciência da Informação (FCI) da Universidade de Brasília (UnB). Durante o primeiro semestre de 2017 foi professor visitante do Curso de Ciência da Informação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Portugal (FLUP). Durante seis anos (2004-2010) foi funcionário da Biblioteca Nacional, trabalhando nas divisões de Manuscritos, Música e Arquivo Sonoro e Publicações Periódicas. Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) e do Departamento de Ciência da Informação (GCI) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Concluiu, em 2019, o projeto de pós-doutorado "O DASP e a organização da informação no Brasil: da Documentação à Ciência da Informação" sob supervisão da professora Georgete Medleg Rodrigues (UnB). Líder do Grupo de Pesquisa "Sociedade, Memória e Poder". Tem como temas de interesse a História da de Ciência da Informação, da Biblioteconomia, da Bibliografia e da Documentação, além de realizar pesquisas e orientações sobre colecionismo, coleções e arquivos pessoais, memória e história do Brasil, história do livro e das bibliotecas, dentre outros.
Link Currículo Lattes - http://lattes.cnpq.br/1646741868261976.

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Publicado

2023-09-21

Cómo citar

Corteze, F., & Juvêncio, C. H. (2023). El contraste entre la oralidad y la escritura en los terrenos de candomblé: los cuadernos de fundamentos como parte de la memoria de una religión. ÁGORA: Arquivologia Em Debate, 33(67), 1–22. Recuperado a partir de https://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/1152

Número

Sección

Artigos