Contando otras historias: archivos personales y centros de documentación y memoria universitarios

Autores/as

Palabras clave:

Arquivos, Arquivos Privados, Arquivos pessoais, Centros de Documentação e Memória Universitários, CEDEM-Unesp

Resumen

El artículo tiene como objetivo analizar y reflexionar sobre el papel de los centros de documentación y memoria universitarios en la preservación de archivos privados/personales, tomando como referencia el Centro de Documentación y Memoria de la Universidad Estadual Paulista – Cedem/Unesp. Como resultado de la investigación postdoctoral en curso, indicaremos cómo estos centros universitarios son sumamente importantes para los procesos de patrimonialización y preservación de archivos privados/personales. Como procedimiento metodológico para este estudio se realizó una revisión bibliográfica y análisis de documentos, específicamente el instrumento de investigación Cedem-Unesp. Considerando la relevancia y necesidad de ampliar el debate, este estudio, si bien se encuentra en su fase inicial, indica que es imprescindible una mayor reflexión e investigación sobre los centros de documentación y memoria universitarios, los cuales deben ser vistos como instituciones que cuentan otras historias, ya que trabajo para ampliar el derecho a la memoria y el ejercicio de la ciudadanía, realizado a través de la preservación, organización y acceso a archivos privados/personales.

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Biografía del autor/a

Talita dos Santos Molina Peraçoli Peraçoli, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Possui graduação em História pela Faculdade de Ciências e Letras - Unesp / Campus de Assis (2009). Mestre em História Social pela Pontifícia Universidade Católica -PUC/SP, como bolsista Capes/Cnpq (2013) e Doutora (2018) pela mesma instituição como bolsista Capes, e a partir de 2015 como bolsista Cnpq. Tem experiência na área de História e Educação, especificamente em estudos sobre a Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Patrimônio Documental, Arquivos Privados, Arquivos Pessoais, Ensino de História, História da Educação e Formação de Professores. Atuou como professora da disciplina de História para o Ensino Fundamental II e Ensino Médio na rede pública e privada. Foi tutora pela Laureate Digital para a Universidade Anhembi Morumbi - UAM. Trabalhou como coordenadora e professora do curso de Pedagogia e História na Universidade Brasil. Participou, pela mesma instituição, como membro da Comissão do Programa Institucional de Iniciação Científica e como Editora-Chefe dos periódicos da Universidade Brasil. Participou como coordenadora Institucional do PIBID/Capes da Universidade Brasil pelo Edital 2020-2022 e Edital 2022-2024 (Educação Física, Letras-LIBRAS e Pedagogia). Atualmente é integrante do grupo de pesquisa: Acervos Privados e Pessoais: Memórias, Políticas e Patrimônio (GRUPO APP - UNIRIO), discente do curso de Especialização em Docência na Educação Superior pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus São Paulo e docente pela mesma instituição.

Autora com publicações de artigos em revistas científicas renomadas e de livros sobre os estudos de arquivos privados pela Editora Appris do ano de 2022 e 2024.

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Publicado

2024-12-12

Cómo citar

Peraçoli, T. dos S. M. P. (2024). Contando otras historias: archivos personales y centros de documentación y memoria universitarios. ÁGORA: Arquivologia Em Debate, 34(69), 1–18. Recuperado a partir de https://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/1296

Número

Sección

Seção Especial - I Seminário Arquivos Pessoais e Sociedade