Mapeamento dos arquivos escolares: história, memória e preservação de documentos

Autores/as

  • Eva Cristina Leite da Silva

Palabras clave:

Arquivo, Gestão documental, Administração de arquivos, Preservação

Resumen

O presente artigo tem como propósito abordar o início do mapeamento da escrituração escolar, visando demonstrar a formação tipológica dos arquivos das Escolas Estaduais de Florianópolis, SC, e suas atuais organizações (físicas e intelectuais). O arquivo deve indiciar a história de seu produtor, de cada organização institucional e a sua documentação possibilita e fomenta inúmeros questionamentos, por exemplo, das práticas escolares. Entretanto, as fontes que compõe estes arquivos ainda são pouco conhecidas e reconhecidas como possuidoras de valores históricos, em consequência há eliminação indiscriminada de documentos. É urgente e essencial intervenções de pesquisadores da arquivologia (e de demais áreas), em prol da preservação e disponibilização documental.

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Biografía del autor/a

Eva Cristina Leite da Silva

Professora , atua no Departamento de Ciência da Informação na UFSC

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Publicado

2011-10-03

Cómo citar

Silva, E. C. L. da. (2011). Mapeamento dos arquivos escolares: história, memória e preservação de documentos. ÁGORA: Arquivologia Em Debate, 21(42), 111–125. Recuperado a partir de https://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/266