Memória e história: o ensino de história e seu sentido político

Autores/as

  • Carlos Eduardo dos Reis Universidade Federal de Santa Catarina

Palabras clave:

História, Memória, Ensino, Política

Resumen

Tomando como base de reflexão reportagem veiculada pelo jornal Folha de Paulo, em sua edição de 13 de junho de 2010, intitulada “Livro do Exército ensina a louvar a Ditadura”, este artigo tem como objetivo central refletir sobre o ensino de História no contexto da educação escolarizada e suas implicações políticas na relação entre Memória e História. O artigo ressalta que não se trata de uma simples discussão sobre a veiculação certa ou errada de uma versão da história recente do país, mas de “uma memória em disputa”, no sentido da constituição de uma memória social e histórica com fortes implicações no conjunto da sociedade.

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Biografía del autor/a

Carlos Eduardo dos Reis, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor na UFSC

Citas

BRASIL. Diário Oficial da União. Imprensa Nacional. Lei n. 12.527, de 18 de novembro de 2011. Brasília: DF, 18 de novembro de 2011.

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Publicado

2012-03-26

Cómo citar

Reis, C. E. dos. (2012). Memória e história: o ensino de história e seu sentido político. ÁGORA: Arquivologia Em Debate, 21(43), 59–72. Recuperado a partir de https://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/380

Número

Sección

Artigos