Criando valor para arquivos: branding para marcas públicas

Autores/as

Palabras clave:

Difusão em Arquivos, Branding, Organizações Públicas, Gerenciamento de Marca

Resumen

Este estudo propõe a complementaridade dos conceitos de branding e de difusão em arquivos para benefício da imagem e da reputação de marcas públicas perante seus usuários. Discute-se também que a correlação destas definições potencializa os conhecimentos e valoriza as atividades dos profissionais das áreas da Comunicação e da Informação. Considera-se a hipótese de que esta união, agregada à aplicabilidade de estratégias de modo planejado e contínuo vêm a beneficiar a gestão das marcas, gerando valor positivo e enriquecendo a relação e a interação entre públicos e instituições. A partir da pesquisa bibliográfica e documental exploratória realizada foram elencados itens-chave que embasam a metodologia de análise deste artigo. Apoiado nestes itens se realizou a coleta das informações disponibilizadas via mídias sociais das instituições públicas observadas (Arquivos Nacionais do Reino Unido, Portugal e Brasil), no que tange às ações de comunicação e de relacionamento desenvolvidas pelas mesmas. Como resultados, se entende que os conceitos se interligam, apresentando capacidade para favorecer e valorizar os serviços prestados pelos profissionais; potencializar a difusão de informação; criar valor para Arquivos Públicos e que as instituições analisadas possuem ações que caracterizam o que é abrangido pelos conceitos de branding e de difusão em arquivos.

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Biografía del autor/a

Marina Rodrigues Martins, Programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Bolsista CAPES e Mestranda do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na Linha Informação, Redes Sociais e Tecnologias, é especialista em Marketing Digital, pela ESPM-Sul e Bacharel em Comunicação Social pela UNISINOS. Atualmente é membro do Núcleo de Pesquisa em Arquivamento da Web e Preservação Digital (NUAWEB) na Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS e desenvolve sua pesquisa sobre públicos (grupos de influência) para iniciativas e organizações que visam implantar a tecnologia de arquivamento da web no Brasil.

Moisés Rockembach, Programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutor em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais pela Universidade do Porto / Universidade de Aveiro (Portugal), Professor adjunto do Curso de Arquivologia no Departamento de Ciências da Informação (DCI) da Faculdade e Biblioteconomia e Comunicação (FABICO) e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação (PPGCOM) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

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Publicado

2018-10-20

Cómo citar

Martins, M. R., & Rockembach, M. (2018). Criando valor para arquivos: branding para marcas públicas. ÁGORA: Arquivologia Em Debate, 28(57), 359–378. Recuperado a partir de https://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/687

Número

Sección

Artigos