Marcos teóricos em educação patrimonial: arquivos, museus, práticas e temporalidades

Autores

Palavras-chave:

Arquivos, Educação patrimonial, Difusão, Ações educativas, Cidadania

Resumo

Este artigo é parte dos estudos realizados no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Documentos e Arquivos, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, que tem como objetivo refletir sobre as ações educativas patrimoniais em arquivos, apresentando, por meio de uma revisão de literatura alguns marcos teóricos e suas respectivas temporalidades, com o intuito de problematizar a seguinte pergunta: como a educação patrimonial pode ajudar a aproximar Arquivos e Sociedade? Para isso, realizamos um levantamento bibliográfico e documental, buscando historicizar o surgimento da educação patrimonial no Brasil, em especial, o pioneirismo da Museologia no país com o tema e sua contribuição para os arquivos, convidando os leitores a uma reflexão sobre a relevância das práticas de difusão, com destaque à educativa, no contexto das instituições arquivísticas. Considerando a importância e a profundidade do debate, este estudo apontou como resultado, a necessidade de diálogos sobre a temática da difusão, com enfoque nas metodologias das ações educativas patrimoniais, considerando o Arquivo um lócus para a efetivação dessas ações ampliando os aspectos relacionados à justiça social, democracia e cidadania.

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Biografia do Autor

Luíza Angélica Lisboa Pinto, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Possui graduação em Arquivologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2018) e graduação em Relações Internacionais pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (2005). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa "Educação em Arquivos: experiências e contexto plurais" - UniRiO/CNPq .Atualmente cursando mestrado profissional em Gestão de Documentos e Arquivos na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Atuando principalmente nos seguintes temas: arquivos,instituições arquivísticas, ações educativas, educação patrimonial, difusão, memória, patrimônio,políticas públicas, acesso à informação,acervos digitais e relações internacionais.

Link Currículo Lattes - http://lattes.cnpq.br/2588162791350591

Priscila Ribeiro Gomes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Possui graduação em Arquivologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2005), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2008), especialização em planejamento, implementação e gestão em Educação a distância pela Universidade Federal Fluminense (2012), doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2013). Professora Associada do Departamento de Arquivologia (Unirio). Tem experiência nas áreas de Educação e Arquivologia. Áreas de interesse: Arquivologia, Educação de jovens e adultos, educação no contexto de privação de liberdade, currículo, EaD, Educação em/para o patrimônio, arquivos escolares, estudos da memória, ações educativas em arquivos.

Link Currículo Lattes - http://lattes.cnpq.br/6909041872447917

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Publicado

2024-07-01

Como Citar

Pinto, L. A. L., & Gomes, P. R. (2024). Marcos teóricos em educação patrimonial: arquivos, museus, práticas e temporalidades. ÁGORA: Arquivologia Em Debate, 34(69), 1–20. Recuperado de https://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/1227

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Artigos