Relato intercâmbio estudantil em resistencia – Chaco – Argentina
Palavras-chave:
Intercâmbio Acadêmico, Universidade Nacional do Nordeste, Universidade Federal de Santa CatarinaResumo
Relata as atividades desenvolvidas, durante o intercâmbio acadêmico, realizado na Universidad Nacional del Nordeste – UNNE, em Resistencia – Chaco – Argentina, no período do segundo semestre letivo de 2013. Descreve como foi o processo seletivo, o aceite na universidade, por parte do corpo docente e discente, a adaptação na região, com o idioma e com a cultura. Enfoca os principais trabalhos e projetos levados a cabo durante o semestre, como para o Encuentro de Ciencias de la Información del Mercosur – ECIM 2013 e ao Trabalho Integrador Final da disciplina de Gerencia de Archivos, a fim de promover melhorias à gestão do Archivo de la Municipalidad de Fontana, em Fontana – Chaco – Argentina. Apresenta o cotidiano junto aos outros intercambistas com quem convivemos e as viagens realizadas, a fim de conhecer o país e inseri-nos na cultura e no povo que foi o nosso, dali a diante.Downloads
Referências
ARGENTINA. UNIVERSIDAD NACIONAL DEL NORDESTE. (Org.). Facultad de Humanidades – UNNE. Disponível em: <http://hum.unne.edu.ar/>. Acesso em: 23/mar./2014.
ARGENTINA. UNIVERSIDAD NACIONAL DEL NORDESTE. (Org.). Se presentó el Tercer Encuentro de Ciencias de la Información del MERCOSUR en Humanidades. 2013. Disponível em: <http://www.unne.edu.ar/entorno/ampliacion/txtnoticias.php?novedadID=2538>. Acesso em: 23/mar./2014.
BRASIL. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. (Org.). Edital de Seleção do Programa de Intercâmbio Escala Estudantil AUGM. 2013. Disponível em: <http://sinter.ufsc.br/files/2013/04/EDITAL-PEE-2013-2.pdf>. Acesso em: 23/mar./2014.
BRASIL. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. (Org.). Seleção dos candidatos da UFSC para o Programa Escala Estudantil AUGM. 2013. Disponível em: <http://sinter.ufsc.br/files/2013/05/Microsoft-Word-Ata-de-sele347343o-2013.2.pdf>. Acesso em: 23/mar./2014.
CHACO. GOBIERNO DE LA PROVINCIA DEL CHACO. Municipalidad de Resistencia. Disponível em: <http://www.mr.gov.ar/v2/sitio/html/>. Acesso em: 23/mar./2014.
CHACO. INSTITUTO DE CULTURA. (Org.). Archivo Histórico Monseñor José Alumni: 56 años al resguardo de nuestra historia. 2010. Disponível em: <http://www.institutodecultura.com.ar/2010/09/archivo-historico-monsenor-jose-alumni.html>. Acesso em: 23/mar./2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o artigo submetido é original, não tendo sido encaminhado à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Declaro, ainda, que uma vez publicado na Ágora - ISSN 0103-3557, Florianópolis, Brasil , editada pelo Curso de Graduação em Arquivologia da Universidade Federal de Santa Catarina, o mesmo não será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à ÁGORA: Arquivologia em debate e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9610, de 19/02/1998).
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS, assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open access to all of it content on the principle that making research freely available to the public supports a greater global exchange of knowledge. Such access is associated with increased readership and increased citation of an author's work. For more information on this approach, see the Public Knowledge Project, which has designed this system to improve the scholarly and public quality of research, and which freely distributes the journal system as well as other software to support the open access publishing of scholarly resources. The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.
Ágora, ISSN 0103-3557, está licenciada sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.