Aprendendo a aprender e a ensinar: um laboratório sobre as tendências da pesquisa em Arquivologia

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Arquivologia, Pesquisa em Arquivologia, Experiência didática, Aprendizagem baseada em problemas

Resumo

Este trabalho tem por objetivo compartilhar uma experiência didática voltada para a prática da pesquisa, realizada com alunos do curso de graduação em Arquivologia e fundamentada na teoria da aprendizagem baseada em problemas. Apresenta o contexto de formulação da proposta e desenvolvimento da atividade, ministrada em período de isolamento social e em regime de ensino remoto emergencial. Descreve os objetivos, a dinâmica de trabalho e as estratégias de avaliação que constituíram a oficina de pesquisa. Discute os resultados à luz das respostas dadas pelos estudantes a um questionário de autoavaliação. Conclui que a experiência foi capaz de promover a construção e o exercício de competências e habilidades específicas, bem como de saberes conceituais, atitudinais e procedimentais, sinalizando potencial para ampliação da iniciativa em projeto de ensino de maior envergadura.

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Biografia do Autor

José Francisco Guelfi Campos, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. Diretor da Diretoria de Arquivos Institucionais da UFMG (DIARQ-UFMG). Subcoordenador do curso de graduação em Arquivologia e presidente do Núcleo Docente Estruturante. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI-UFMG) e professor convidado do curso de especialização em "Memória e historiografia: patrimônio cultural e identidades em Minas Gerais", da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (2018), mestre em História Social (2014), bacharel e licenciado em História pela mesma universidade (2011). Realizou estágio de aperfeiçoamento em Gestão de Arquivos Privados no Archivo Histórico de la Nobleza (Espanha). Atua principalmente nos seguintes temas: arquivos pessoais, arquivos universitários, descrição documental, diplomática e tipologia documental

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Publicado

2022-08-31

Como Citar

Campos, J. F. G. (2022). Aprendendo a aprender e a ensinar: um laboratório sobre as tendências da pesquisa em Arquivologia. ÁGORA: Arquivologia Em Debate, 32(65), 1–19. Recuperado de https://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/1124

Edição

Seção

Relato de experiência