Do acervo ao feed: o Instagram como ferramenta de mediação da informação e difusão da memória no Arquivo Público do Estado do Pará

Autores

Palavras-chave:

Mediação da Informação, Difusão da Memória, Redes Sociais, Instagram, Arquivo Público do Estado do Pará

Resumo

Na era digital, as redes sociais têm se tornado ferramentas estratégicas para aproximar instituições arquivísticas da sociedade, ampliar o acesso à informação e valorizar a memória social. Esta pesquisa analisa a mediação da informação e a difusão da memória de acervos arquivísticos nas redes sociais, com foco no uso do Instagram pelo Arquivo Público do Estado do Pará. O objetivo geral foi analisar como o Arquivo utiliza o Instagram para mediar a informação e difundir a memória de seu acervo. Como objetivos específicos, buscou-se investigar como os conteúdos são apresentados no Instagram; compreender as estratégias utilizadas para promover o acesso ao seu acervo; e avaliar a interação entre o Arquivo e os usuários do Instagram. A pesquisa é relevante por contribuir para a compreensão do uso das redes sociais por instituições arquivísticas na promoção do patrimônio documental. A metodologia adotada consistiu em estudo de caso descritivo, com abordagem qualitativa, fundamentada em revisão bibliográfica e pesquisa documental. Os resultados apontam que o Instagram tem potencial para ampliar o alcance do acervo, estimular o engajamento e favorecer a mediação da informação e difusão da memória. Conclui-se que o uso do Instagram pelo Arquivo representa uma estratégia para dinamizar suas ações, fortalecer a relação com o público e promover a memória institucional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Stefanie Gama de Nazaré, Universidade Federal do Pará - UFPA

Mestranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Especialista em Informática na Educação pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA). Bacharel em Arquivologia pela UFPA e licenciada em Ciências da Religião pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Integra o grupo de pesquisa Organização e Representação do Conhecimento e da Informação na Amazônia – ORCI AMAZÔNIA (PPGCI/ICSA/UFPA). Desenvolve atividades nas áreas de difusão em arquivos, educação patrimonial, mediação da informação e uso de redes sociais por instituições arquivísticas. Possui publicações acadêmicas que abordam a difusão arquivística, a mediação da informação e as estratégias de comunicação adotadas por arquivos em ambientes digitais.

Priscila do Socorro dos Santos Gomes , Universidade Federal do Pará - UFPA

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCI da Universidade Federal do Pará - UFPA. Graduada em Biblioteconomia pela Faculdade de Biblioteconomia da Universidade Federal do Pará - UFPA (2018-2022). Interesse no desenvolvimento de pesquisa relacionada a Preservação da Informação, Disponibilização de Dados e Desenvolvimento de Arquivos. Participou ativamente de diversos grupos de pesquisa, explorando questões como políticas e gestão escolar, simbolismo da Deusa na contemporaneidade amazônica e biblioterapia. Atualmente é pesquisadora no Grupo de Estudos Críticos sobre Ciência da Informação e Tecnologia - PPGCI/ICSA/UFPA. 

Mônica Tenaglia , Universidade Federal Fluminense - UFF

Professora Adjunto no Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense (UFF) e Professora Permanente no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Pará (PPGCI/UFPA). Entre 2021-2024, foi Professora na Faculdade de Arquivologia da UFPA e vice-coordenadora do PPGCI/UFPA, entre 2022 e 2024. Possui Doutorado em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (2019), com período sanduíche na Escola de Informação da Universidade do Texas em Austin, Estados Unidos (2018); Mestrado em Arquivologia pela University College London, Inglaterra (2010) (MA in Archives and Records Management - curso acreditado pela Associação dos Arquivistas do Reino Unido); e Graduação em História pela Universidade de São Paulo (2003) e em Arquivologia pela Uniasselvi (2024). Realizou estágio de pós-doutorado na Universidade de Brasília (2019-2020). É vice-líder do grupo de pesquisa "Organização e representação do conhecimento e da informação na Amazônia - ORCI AMAZÔNIA". É coordenadora adjunta do GT10 - Informação e Memória da Associação Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (2023-2025). É membro da Seção Arquivos e Direitos Humanos, do Conselho Internacional de Arquivos (ICA). 

João Arlindo Santos Neto, Universidade Federal do Pará - UFPA

Professor Adjunto na Universidade Federal do Pará, lotado no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, com atuação na Faculdade de Biblioteconomia (FABIB). É Pós-Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)/Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Eco-UFRJ), com bolsa do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia (PROCAD/Amazônia/CAPES). É Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/UFPA), gestão 2023-atual. É Coordenador Adjunto do Grupo de Trabalho (GT3) Mediação, Circulação e Apropriação da Informação da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (ANCIB), gestão 2024-atual. Professor Formador I (UAB CAPES), no Curso à Distância de Biblioteconomia da UFPA. Professor Colaborador no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (PPGCI/UEL). Doutor e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista 'Júlio de Mesquita Filho' (PPGCI/UNESP) e Bacharel em Biblioteconomia pela UEL. É Líder do Grupo de Pesquisa Informação, Sociedade e Cidadania da UFPA e do Grupo de Pesquisa Interfaces: Informação e Conhecimento da UEL. É membro dos Grupos de Pesquisa Informação: Mediação, Cultura, Leitura e Sociedade da UNESP/Marília, do Grupo Competência e mediação em ambientes de informação da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Referências

ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco. Mediação da informação e múltiplas linguagens. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, v. 2, n. 1, p. 89-103, 2009. Disponível em: https://revistas.ancib.org/index.php/tpbci/article/view/170. Acesso em: 14 dez. 2024.

APEP. Histórico do Arquivo Público do Pará, 2021. Disponível: https://drive.google.com/drive/folders/1uquxHjTCC9ZNzWGgUE_mga9G7CKTbb3V. Acesso em: 10 jun. 2024.

ALVES, André Luiz; MOTA, Marlton Fontes; TAVARES, Thiago Passos. O Instagram no Processo de Engajamento das Práticas Educacionais: A dinâmica para a socialização do ensino-aprendizagem. Revista Científica da FASETE – Bahia, 2018. Disponível em: https://www.publicacoes.unirios.edu.br/index.php/revistarios/article/view/295/295. Acesso em: 12 maio 2025.

BATISTA, Iane Maria da Silva; TORII, Leonardo. Entre a administração e a memória: notas sobre o Arquivo Público do Estado do Pará (1896-1904). Revista Analisando em Ciência da Informação, v. 6, p. 547-562, 2018. Disponível em: http://arquivologiauepb.com.br/racin/edicoes/v6_nesp/racin_v6_nesp_TA_GT07_0547-0562.pdf. Acesso em: 15 jun. 2024.

FARIAS, Dayane dos Santos. Mediação da Informação através de plataformas digitais: práticas nas bibliotecas, arquivos e museus da área metropolitana do Porto. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade do Porto, 2018. Disponível em: https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/114196/2/278082.pdf. Acesso em: 10 jul. 2024.

FERREIRA, Miguel. Introdução à preservação digital: conceitos, estratégias e actuais consensos. Guimarães, Portugal: Escola de Engenharia da Universidade do Minho, 2006. Disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/5820/1/livro.pdf. Acesso em: 22 jun. 2024.

FORMENTON, Danilo; GRACIOSO, Luciana de Souza. Preservação Digital desafios, requisitos, estratégias e produção científica. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v. 18, p. e020012, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rdbci/a/Fyqn4LTqnHgb3fVPdTHdYjC/?lang=pt. Acesso em: 22 jun. 2024.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1996. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/150/o/Anexo_C1_como_elaborar_projeto_de_pesquisa_-_antonio_carlos_gil.pdf. Acesso em: 10 maio 2025.

GONDAR, Jô. Memória individual, memória coletiva, memoria social. Revista Morpheus - Estudos Interdisciplinares em Memória Social, [S. l.], v. 7, n. 13, 2015. Disponível em: https://seer.unirio.br/morpheus/article/view/4815. Acesso em: 26 jun. 2024.

GRÁCIO, José Carlos Abbud. Preservação digital na gestão da informação: um modelo processual para as instituições de ensino superior. 2011. 223 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade Estadual Paulista, Marília, 2011. Disponível em:https://repositorio.unesp.br/items/d6a10ef2-75ae-42e9-8390-4c56efa1d0fb. Acesso em: 25 jun. 2024.

HALBWACHS, Maurice. Les cadres sociaux de la mémoire. Paris: Félix Alcan,1925. Disponível em: https://classiques.uqam.ca/classiques/Halbwachs_maurice/cadres_soc_memoire/cadres_soc_memoire.html. Acesso em: 09 maio 2025.

LIMA, Cristovão da Silva. Engajamento em perfis de empresas do varejo da cidade de Caicó–RN: um estudo com o Instagram. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Caicó, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/49372/1/CRISTOVA%CC%83O-LIMA_TCC_V_envio.pdf. Acesso em: 01 jul. 2024.

LOUSADA, Mariana. A mediação da informação na Teoria Arquivística. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Marília, 2015. Disponível em: https://www.marilia.unesp.br/Home/Pos-Graduacao/CienciadaInformacao/Dissertacoes/lousada_m_do_mar.pdf. Acesso em: 01 set. 2024.

LOUSADA, Mariana. A mediação da informação e a arquivologia: aproximações teóricas. Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia, v. 11, n. 1, p. 117-134, João Pessoa, 2016. Disponível em: https://www.brapci.inf.br/_repositorio/2017/09/pdf_e6a17e4de9_0000026555.pdf. Acesso em: 01 set. 2024.

MELO, Suellen Alves; SILVA, Daniele Augusta dos Santos. Práticas de difusão nas redes sociais: alguns aspectos em pauta. In: Arquivo, documento e informação em cenários híbridos: anais do Simpósio Internacional de Arquivos. São Paulo, 2020. Disponível em: https://www.even3.com.br/anais/simposiointernacionaldearquivos/288322-PRATICAS-DE-DIFUSAO-NAS-REDES-SOCIAIS--ALGUNS-ASPECTOS-EM-PAUTA. Acesso em: 06 jun. 2024.

MEDEIROS, Roberta Pinto; FANTINEL, Elisângela Gorete; ALMEIDA, Bruna Carballo Dominguez de. Arquivologia em mídias sociais: experiências no compartilhamento de conhecimento em tempos de distanciamento social. Ágora: Arquivologia em Debate. Florianópolis, v. 32, n. 64, p. 1–16, 2022. Disponível em: https://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/1028. Acesso em: 12 maio 2025.

PACHECO, Agenor Sarraf; TORII, Leonardo. Um Guardião em Teias: Caminhos e Sentidos na Criação do Arquivo Público do Pará. In: Americanía: Revista de Estudios Latinoamericanos. Sevilla: Nueva Época. n. 2, 2015. Disponível em: https://www.upo.es/revistas/.../americania/article/view/1422/1261. Acesso em: 13 jun. 2024.

PARRELA, Ivana; NASCIMENTO, Adalson. Memória Institucional e Arquivologia: uma discussão teórico-metodológica. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 24, n. spe, p. 176–188, jan. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1981-5344/3901. Acesso em: 20 jun. 2024.

POLLAK, Michel. Memória e identidade social. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol. 5, n. 10, 1992, p. 200-212. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/reh/article/view/1941. Acesso em: 20 jun. 2024.

RIBEIRO, Fernanda. O papel mediador da Ciência da Informação na construção da sociedade em rede. In A responsabilidade social da ciência da informação, p. 21-38, João Pessoa: Ideia, 2009. Disponível em: http://hdl.handle.net/10216/26612. Acesso em: 10 jul. 2024.

SÁ, Celso Pereira de. Sobre o campo de estudo da memória social: uma perspectiva psicossocial. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 20, n. 2, p. 290–295, 2007. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-79722007000200015. Acesso em: 09 maio 2025.

SANTOS, Paula Wivian Quirino dos; ALBUQUERQUE, João Pedro Silva de. Redes sociais online como espaços de memória: uma visão a partir da página “Recife de antigamente”. Biblionline, João Pessoa, v. 13, n. 3, p. 107-121, jul/set., 2017. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/35875. Acesso em: 25 jun. 2024.

SANTOS NETO, João Arlindo dos. Mediação da informação e da leitura no Instagram: novas possibilidades para os bibliotecários. In: Sá, Jéssica Patrícia Silva de; Barbosa, Andreza Gonçalves; Costa, Maria Elizabeth de Oliveira; Santa Anna, Jorge (org.). Bibliotecári@s e as redes sociais. Belo Horizonte: ABMG Editora, 2020, v. 1, p. 212-232. Disponível em: https://www.abmg.org.br/ebooks. Acesso em: 10 maio 2025.

SANTOS NETO, João Arlindo dos; BARROS, Diego Bil Silva. Mediação da informação no Instagram da Biblioteca Central da UFPA: um estudo de caso do perfil @BCUFPA. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 18, n. 2, p. 1-22, 2022. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/download/1826/1383. Acesso em: 01 jul. 2024.

SOUSA, Antonio Gouveia de; RIBAS, Elisabete Marin; ARANTES, Flávio Ricci; VITORIANO, Marcia Cristina de Carvalho Pazin. A mediação como agente potencializador da difusão em arquivos: experiência da campanha “Arquivo nosso de cada dia”. Em Questão, v. 29, e-127820, Porto Alegre, 2023. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/127820. Acesso em: 11 dez. 2024.

SOUSA, Angélica Silva; OLIVEIRA, Guilherme Saramago; ALVES, Laís Hilário. A pesquisa bibliográfica: princípios e fundamentos. Cadernos da Fucamp, v. 20, n. 43, p. 64-83, Minas Gerais, 2021. Disponível em: https://revistas.fucamp.edu.br/index.php/cadernos/article/view/2336. Acesso em: 10 maio 2025.

SCHWARTZ, Joan M.; COOK, Terry. Archives, records, and power: The making of modern memory. Archival science, v. 2, p. 1-19, 2002. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Joan-Schwartz3/publication/314677622_Archives_records_and_power_The_making_of_modern_memory/links/5f47d736a6fdcc14c5d024b4/Archives-records-and-power-The-making-of-modern-memory.pdf. Acesso em: 25 jun. 2024.

Downloads

Publicado

2025-06-06

Como Citar

Nazaré, S. G. de, Gomes , P. do S. dos S., Tenaglia , M., & Santos Neto, J. A. (2025). Do acervo ao feed: o Instagram como ferramenta de mediação da informação e difusão da memória no Arquivo Público do Estado do Pará. ÁGORA: Arquivologia Em Debate, 35(70), 1–22. Recuperado de https://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/1311

Edição

Seção

Artigos