Apresentação

Eliana Maria dos Santos Bahia, Ursula Blattmann

Resumo


APRESENTAÇÃO

A Revista Ágora do Arquivo Público do Estado de Santa Catarina, tem com o objetivo de promover e divulgar a produção acadêmica, artística e cultural de estudantes de graduação, professores e profissionais da Arquivologia, com vistas a estimular o debate e a reflexão sobre os rumos da Arquivologia brasileira.

A Revista Ágora do Arquivo Público do Estado de Santa Catarina é uma parceira com o  Núcleo de Pesquisa Arquivos Contemporâneos, do corpo discente e docente do Curso de Graduação em Arquivologia da Universidade Federal de Santa Catarina.

Em setembro de 2011 foram disponibilizados na internet todas as edições do formato impresso (1985-2006) e com a presente edição temos o ano de 2011 no formato digital. A partir deste momento também foram digitalizados e disponibilizados os Anais dos Encontros Catarinense de Arquivos dos domínios da história, o tempo presente e o imediato apresentam-se como terreno fértil a todos. E a partir desse momento estamos com o endereço http://agora.emnuvens.com.br/ra. Nossa meta é manter uma revista semestral online de qualidade acadêmica.

A conquista da Ágora, não é fruto de modismo acadêmico, sendo antes um movimento profundo e maturado que busca inserir neste  30 anos de existência da Revista impressa/online, a conquista é de todos. Nesta revista podemos divulgar ações tais como: a II Semana Acadêmica do Curso de Arquivologia; o II Seminário de Arquivologia, participações em eventos nacionais e internacionais. Cabe registrar  participação direta e indireta na 10ª SEPEX  - Semana Acadêmica, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal, com o lançamento da logomarca elaborada no concurso para alunos do Curso de Graduação em Arquivologia entre 19 a 22 outubro de 2011. A participação dos nossos discentes e docentes no Congresso do Mercosul em Arquivologia realizado em San Lorenzo (Paraguai) em novembro de 2011, participação no II REARQ, e na I Conferencia Nacional de Arquivos. Os encontros fortaleceram as redes de relações e consequentemente nosso corpo editorial da Revista Ágora.

Apresentam, a seguir, os artigos e respectivos autores deste volume: O microfilme e o digital: as duas faces da preservação de Sandra Maria Veríssimo Soares e Marcos Galindo, A memória institucional e a produção científica do arquivista no cenário nacional de Nelma Camêlo Araujo e Sandra Maria Gomes, Memória e história: o ensino de história e seu sentido político de Carlos Eduardo dos Reis, O PDF/A na gestão de documentos arquivísticos de Luciane Paula Vital, Arquivo IBAGY Imóveis Ltda: um olhar ergonômico de Grazieli Chaves Lucrécio, Eliana Maria dos Santos Bahia, Clarissa Stefani Teixeira, Arquivo permanente: a memória institucional da UFSC de Ezmir Dippe Elias, Aline Cardozo Pereira, Iuri Ianiski de Moura, Luiz Francisco Mazo Martins e Silvia Cintra Borges, Memória do bairro Trindade em Florianópolis de André Fabiano Voigt. O relatório sobre a Conferência Nacional de Arquivos de 14 a 17 de dezembro de 2011 de Eliana Maria dos Santos Bahia. Estreamos com a seção de resenhas publicando A memória e o cidadão de Camila Schwinden Lehmkuhl.

Para os editores da Revista Ágora é um prazer participar da história da Arquivologia em Santa Catarina. Convidamos a todos lerem, escreverem e se envolverem com o mundo da memória e escrita.

Ilha de Santa Catarina,

 

 

Eliana Maria dos Santos Bahia      e       Ursula Blattmann

 

 

 

 


Palavras-chave


Arquivologia; Memória; Preservação; Informação; Tecnologia

Texto completo:

PDF/A

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2014 ÁGORA ISSN 0103-3557



ÁGORA: Arquivologia em debate
Universidade Federal de Santa Catarina, ISSN 0103-3557, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Licença Creative Commons Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Apoio técnico de Lepidus Tecnologia