ÁGORA: Arquivologia em debate


A revista ÁGORA tem seu foco na área da Arquivologia, publicando trabalhos originais e inéditos que versem sobre Administração de Arquivos, Arquivos digitais, Tecnologia da informação aplicada aos arquivos, Ciência da Informação, Documentação, Paleografia, Diplomática, História e Sociologia aplicada aos arquivos.
Publicada desde 1985, é editada pela equipe do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com periodicidade semestral.
As submissões são recebidas em fluxo contínuo nos idiomas português e espanhol e avaliadas conforme o tipo de trabalho a ser publicado nas seções: artigos, resenhas, relatos de experiência, TCC.
A revista proporciona acesso aberto e imediato ao conteúdo que está disponível on-line.

A Ágora recebeu, na avaliação do quadriênio 2013/2016 de seus pares por meio da coleta CAPES, os estratos Qualis nas áreas: Comunicação e Informação B1; História B2; Interdisciplinar B3; Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo B4; Ensino B4; Educação B5; Lingüística e Literatura B5; Ciência Política e Relações Internacionais B5.

A indexação é prioridade da equipe editorial, pois entendemos que dar visibilidade aos autores que escolheram a Ágora para publicar seus trabalhos é essencial. Os textos editados e publicados na revista podem ser acessados, além do sistema, nos seguintes indexadores:Google Scholar,DRJIEZB Electronic Journals LibraryGenamics Journal SeekINFOBILA,  La Criée: Periodiques en ligneLatindex , LivRe!, OAJI.net,  PKP and Sumários.Org.

Notícias

 

Comunicado: Nova Editora da Revista Ágora: Arquivologia em debate

 

A comunicação é uma forma importante de transmitir as informações. Desta forma, procurarei comunicar aqui de forma clara e transparente a mudança na equipe editorial da Revista Ágora: Arquivologia em debate. 

O percurso de quase 10 anos percorrido até aqui pelas editoras Ursula Blattmann e Eliana Maria dos Santos Bahia  foi de desafios e conquistas pela memória da Arquivologia em Santa Catarina. A Arquivologia Brasileira agradece a estas profissionais por suas contribuições históricas.

Dar continuidade ao trabalho construído requer conhecer a importância da trajetória e escolher alternativas para manter a qualidade, compreendendo o processo de inovação e renovação da área.

Assim, como nova editora da Revista Ágora, assumo a responsabilidade e o compromisso com a sua publicação, entendendo a importância da editoração científica e me dedicando para manter a qualidade da mesma.

Agradeço ao Departamento de Ciência da Informação e ao Curso de Arquivologia da Universidade Federal de Santa Catarina, pela indicação, incentivo e apoio.

Espero poder contar com vocês, colaboradores, leitores e autores da Revista, para juntos continuarmos construindo e fomentando a área da Arquivologia no Brasil.

Muito obrigada!

Profa Aline Carmes Krüger

Universidade Federal de Santa Catarina 

 
Publicado: 2020-08-04
 

Concurso: Logomarca de Dez anos

 

Colegas, gostaria de lembrar do Edital 01/2020/ARQV para escolha da logomarca alusiva aos 10 anos do Curso de Arquivologia. As inscrições podem ser feitas até o dia 20/07/2020 no email do curso (arquivologia@contato.ufsc.br).
Podem se inscrever servidores e estudantes da UFSC e a proposta vencedora receberá como premiação um Kindle 10ª geração Amazon, Tela 4 GB Wi-Fi. As informações e condições estão previstas no edital:https://arquivologia.paginas.ufsc.br/files/2020/06/Edital-logomarca-alusiva-10-anos.pdf
Pedimos a colaboração de todos para ampla divulgação do edital.
Aproveito para informar que o Evento para comemorar os 10 anos do Curso de Arquivologia foi adiado para 2021 devido à Pandemia.

Muito obrigada!

Professora Graziela Medeiros

 
Publicado: 2020-07-06 Mais...
 
Outras notícias...

v. 30, n. 61 (2020)


Capa da revista