Prospects metrics in archivology teaching

Authors

  • Eliandro dos Santos Costa Curso de Arquivologia Departamento de Ciência da Informação Universidade Estadual de Londrina http://orcid.org/0000-0001-8603-8664
  • Telma Campanha de Carvalho Madio Professora do Departamento de Ciência da Informação – UNESP – Marília

Keywords:

Graduate, Archivology, Archivometric, Classification, Evaluation

Abstract

: In this article we intend to demonstrate the use of archivometry for archival teaching practices, carried out during the year 2014 in the Document Management II discipline of the Course of Archivology of the State University of Londrina (UEL). It was related to a research environment of university archives, considering the documentary type Selective Process of Promotion (PSP, in Portuguese) of the Dean’s Office of Human Resources (PRORH) of the State University of Londrina (UEL), safeguarded by the Archives System of the State University of Londrina (SAUEL). The results of the course were: one proposal of classification code and one  table of temporality of documents. As a research methodology, a bibliographic survey and the use of archivometry were adopted, observing the possibility of obtaining improvements in the performance of archival practices by measuring the results obtained. It was identified as a satisfactory experience in obtaining the definitions of subfunctions for the Document Classification Plan (PCD, in Portuguese) and for the deadlines for keeping in the Document Temporality Table (TTD, in Portuguese), and of serving as a basis for the strengthening of the archival theoretical presuppositions for the students in archivology, preparing them for the job market.

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Author Biographies

Eliandro dos Santos Costa, Curso de Arquivologia Departamento de Ciência da Informação Universidade Estadual de Londrina

Bacharel em Arquivologia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Mestre em Engenharia da Produção pela mesma Instituição, na área de concentração de Gerência de Produção e na linha de pesquisa de Métodos de Pesquisa Operacional. Atua em pesquisas de Sistemas Informatizados para a Gestão Arquivística, Tecnologia da Informação, Inovação Tecnológica e Interface Humano-computador-IHC. Realizou como Dissertação de Mestrado o título O uso da análise contextual de tarefa no processo de desenvolvimento de um Sistema de Gestão de Propriedade Intelectual um estudo de caso no NIT- UFSM. Participou do projeto entitulado NIT-RS: Implantação da Rede de Núcleos de Inovação Tecnológica de Universidades Gaúchas no NIT/UFSM. Participou também de atividades junto aos grupos de pesquisa em GED - Gestão Eletrônica de Documentos e do NIC - Núcleo de Inovação e Competitividade. Atualmente é Professor Assistente do Curso de Arquivologia do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina, ministrando as disciplinas de Gestão de Documentos III, Tópicos Especiais de Tecnologias Aplicados a Arquivologia, Gestão Arquivística de Documentos Digitais, Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística e Técnicas de Elaboração de Trabalhos Científicos (Curso de Esporte), além de orientar Trabalhos de Conclusão de Curso e Supervisionar Estágio obrigatório e não-obrigatório em Arquivologia. Está participando de estudos científicos juntos ao Grupo de Pesquisa em Redes de Conhecimento e Informação, do Grupo de estudos do LABFree (Laboratório de Plataformas Abertas para Organização da Informação) e de Grupo de Estudos de Ontologias, ambos vínculados ao Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina.

Telma Campanha de Carvalho Madio, Professora do Departamento de Ciência da Informação – UNESP – Marília

Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1985), especialização em Arquivo pelo IEB/USP (1988), mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2005). Livre docência em Documento fotográfico pela Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/UNESP em 2016. Atualmente é professora adjunta da UNESP, no Departamento de Ciência da Informação da Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus Marília, ministrando disciplinas na graduação e na pós-graduação. Coordenadora do Laboratório de Conservação, desde 2006. Em diversos períodos coordenadora do curso de Arquivologia e atualmente membro titular do Conselho desse Curso. Membro da Comissão de Avaliação Documental e Acesso/CADA da UNESP. Atua nas linhas de pesquisa: Produção e Organização da Informação, Gestão da Informação e Formação Profissional, com os temas: organização e identificação arquivística, fotografia, acervos audiovisuais, conservação preventiva e História Contemporânea do Brasil.

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Published

2017-06-30

How to Cite

Costa, E. dos S., & Madio, T. C. de C. (2017). Prospects metrics in archivology teaching. ÁGORA: Arquivologia Em Debate, 27(54), 82–102. Retrieved from https://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/630

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