Perspectivas métricas no ensino de arquivologia

Autores/as

  • Eliandro dos Santos Costa Curso de Arquivologia Departamento de Ciência da Informação Universidade Estadual de Londrina http://orcid.org/0000-0001-8603-8664
  • Telma Campanha de Carvalho Madio Professora do Departamento de Ciência da Informação – UNESP – Marília

Palabras clave:

Graduação, Arquivologia, Arquivometria, Classificação, Avaliação.

Resumen

Nesse artigo pretende-se demonstrar o uso da arquivometria para as práticas de ensino de Arquivologia, realizadas durante o ano de 2014 na disciplina Gestão de Documentos II do Curso de Arquivologia da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Tratou-se de um ambiente de pesquisa de arquivos universitários, considerando o tipo documental Processo Seletivo de Promoção (PSP) do Fundo Pró-Reitoria de Recursos Humanos (PRORH) da Universidade Estadual de Londrina (UEL), custodiado pelo Sistema de Arquivos da UEL (SAUEL). Foram elaborados como resultados da disciplina: uma (01) proposta de código de classificação e uma (01) tabela de temporalidade de documentos. Como metodologia de pesquisa adotou-se levantamento bibliográfico e o uso da arquivometria, observando a possibilidade de obter melhorias no desempenho das práticas arquivísticas por meio da mensuração dos resultados obtidos. Identificou-se como uma experiência satisfatória pela obtenção das definições de subfunções para o PCD e para os prazos para guarda na TTD, inclusive de servir de base para o fortalecimento dos pressupostos teóricos arquivísticos para os discentes em arquivologia, preparando-os para o mercado de trabalho.

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Biografía del autor/a

Eliandro dos Santos Costa, Curso de Arquivologia Departamento de Ciência da Informação Universidade Estadual de Londrina

Bacharel em Arquivologia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Mestre em Engenharia da Produção pela mesma Instituição, na área de concentração de Gerência de Produção e na linha de pesquisa de Métodos de Pesquisa Operacional. Atua em pesquisas de Sistemas Informatizados para a Gestão Arquivística, Tecnologia da Informação, Inovação Tecnológica e Interface Humano-computador-IHC. Realizou como Dissertação de Mestrado o título O uso da análise contextual de tarefa no processo de desenvolvimento de um Sistema de Gestão de Propriedade Intelectual um estudo de caso no NIT- UFSM. Participou do projeto entitulado NIT-RS: Implantação da Rede de Núcleos de Inovação Tecnológica de Universidades Gaúchas no NIT/UFSM. Participou também de atividades junto aos grupos de pesquisa em GED - Gestão Eletrônica de Documentos e do NIC - Núcleo de Inovação e Competitividade. Atualmente é Professor Assistente do Curso de Arquivologia do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina, ministrando as disciplinas de Gestão de Documentos III, Tópicos Especiais de Tecnologias Aplicados a Arquivologia, Gestão Arquivística de Documentos Digitais, Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística e Técnicas de Elaboração de Trabalhos Científicos (Curso de Esporte), além de orientar Trabalhos de Conclusão de Curso e Supervisionar Estágio obrigatório e não-obrigatório em Arquivologia. Está participando de estudos científicos juntos ao Grupo de Pesquisa em Redes de Conhecimento e Informação, do Grupo de estudos do LABFree (Laboratório de Plataformas Abertas para Organização da Informação) e de Grupo de Estudos de Ontologias, ambos vínculados ao Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina.

Telma Campanha de Carvalho Madio, Professora do Departamento de Ciência da Informação – UNESP – Marília

Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1985), especialização em Arquivo pelo IEB/USP (1988), mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2005). Livre docência em Documento fotográfico pela Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/UNESP em 2016. Atualmente é professora adjunta da UNESP, no Departamento de Ciência da Informação da Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus Marília, ministrando disciplinas na graduação e na pós-graduação. Coordenadora do Laboratório de Conservação, desde 2006. Em diversos períodos coordenadora do curso de Arquivologia e atualmente membro titular do Conselho desse Curso. Membro da Comissão de Avaliação Documental e Acesso/CADA da UNESP. Atua nas linhas de pesquisa: Produção e Organização da Informação, Gestão da Informação e Formação Profissional, com os temas: organização e identificação arquivística, fotografia, acervos audiovisuais, conservação preventiva e História Contemporânea do Brasil.

Citas

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Publicado

2017-06-30

Cómo citar

Costa, E. dos S., & Madio, T. C. de C. (2017). Perspectivas métricas no ensino de arquivologia. ÁGORA: Arquivologia Em Debate, 27(54), 82–102. Recuperado a partir de https://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/630

Número

Sección

Artigos